O COMPONENTE CURRICULAR GEOMORFOLOGIA PODE SER CATEGORIZADO COMO UMA CIÊNCIA COMPLEXA DEVIDO A SUA GRANDE ABRANGÊNCIA A OUTRAS DISCIPLINAS COMO A GEOLOGIA, BIOGEOGRAFIA, PEDOLOGIA, ETC. PARTINDO DESSA PERSPECTIVA TEM-SE NAS ATIVIDADES DE MONITORIA A PROPOSTA DE APRIMORAR OS NÍVEIS DE APROVEITAMENTO NO COMPONENTE CURRICULAR GEOMORFOLOGIA, CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DO GRADUANDO, INCENTIVANDO O USO DE APARELHOS TECNOLÓGICOS, NOVAS METODOLOGIAS, TORNANDO-OS FLEXÍVEIS E ATENCIOSOS AS DEMANDAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA CONTEMPORANEIDADE. A PROPOSTA METODOLÓGICA FUNDAMENTA-SE NA INTERVENÇÃO DIRETA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, COM ATIVIDADES NO ENTORNO DO CAMPUS E EM LABORATÓRIO, QUE PERMITAM A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS, DA DISCIPLINA GEOMORFOLOGIA, TRABALHADOS TEORICAMENTE EM SALA DE AULA. AO DECORRER DA REALIZAÇÃO DA MONITORIA FOI POSSÍVEL PROMOVER O INCENTIVO E APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS, RECURSOS DIDÁTICOS, PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS E UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE MONITORAMENTO AMBIENTAL – LABMONT, DE TECNOLOGIAS (BÚSSOLA, HIGRÔMETRO, GPS, ENTRE OUTROS), SOBRE A GEOMORFOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA. O QUE PERMITIU CONTEMPLAR NÃO APENAS OS CONTEÚDOS CONCEITUAIS TRABALHADOS EM SALA (AÇÃO FLUVIAL DO RIO TRACUNHAÉM, OCUPAÇÃO ANTRÓPICA NO LUGAR, AGENTES MORFOGENÉTICOS, ETC.), COMO TAMBÉM OBSERVÁ-LOS E COMPREENDÊ-LOS POR MEIO DA AULA CAMPO NO ENTORNO DO CAMPUS MATA NORTE. DESSA FORMA, AS AÇÕES PLANEJADAS E APLICADAS TÊM VIABILIZADO O ALCANCE DOS OBJETIVOS COMO CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE AÇÕES PEDAGÓGICAS QUE PERMITAM O ENSINO DA GEOMORFOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ALÉM DE TRAÇAR METODOLOGIAS DE ENSINO BASEADAS EM SITUAÇÕES PROBLEMAS.