O OBJETIVO DO TRABALHO É APRESENTAR UM NOVO MODELO CRIATIVO DE APRENDIZAGEM NA INFLUÊNCIA DA LEITURA DO ESPANHOL ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UM HIPERTEXTO, NA FORMAÇÃO DE LEITORES INVESTIGATIVOS E AUTÔNOMOS. NO DECORRER DO ARTIGO, COM UM APORTE QUALITATIVO, UTILIZANDO AS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL FORAM DADOS OS ASSUNTOS E OS CONHECIMENTOS DE COMO SE CONSTRUIR UM HIPERTEXTO, NO QUAL FOI APLICADO COM ALUNOS DO CURSO DE LÍNGUAS DA UECE, PARA QUE ELES BUSCASSEM AS INFORMAÇÕES QUE DEVERIAM CONTER NO HIPERTEXTO QUE DEVERIA SER CRIADO POR ELES. ATRAVÉS DE UM APORTE TEÓRICO BASEADO EM PESQUISAS DE AUTORES COMO PIERRE LÉVY, LUCIA SANTAELLA, PAULO FREIRE DENTRE OUTROS PODE-SE DEFENDER A IDEIA DE QUE O ALUNO CONSTRÓI O SEU CONHECIMENTO PELA LIBERDADE DE LEITURA QUE O HIPERTEXTO VAI PROPORCIONAR COM O SEU CARÁTER NÃO LINEAR E AS SUAS VÁRIAS MÍDIAS FACILITADORAS DE APRENDIZADO. APLICADA À PESQUISA, OBTEVE-SE UM RESULTADO POSITIVO, POIS OS ALUNOS CONSEGUIRAM CAPTAR A ESSÊNCIA DA QUEBRA DA HIERARQUIA DE UM TEXTO, TORNARAM-SE AUTÔNOMOS E INVESTIGATIVOS. O PROFESSOR DEVE EM SEU PLANEJAMENTO INSTIGAR ESSA LEITURA AUTÔNOMA, POIS ELE AINDA É O MOTIVADOR DE SEUS ALUNOS.