O OBJETIVO DESTE ARTIGO É ABORDAR SOBRE A SOCIALIZAÇÃO E ADAPTAÇÃO ENTRE OS ALUNOS (AS) INDÍGENAS E VENEZUELANOS DO IFRR (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DE RORAIMA), CAMPUS AMAJARI (CAM). TAMBÉM SERÃO ABORDADOS PROJETOS DE EXTENSÃO E PESQUISA QUE TÊM INTERFERIDO NESSA SITUAÇÃO, PARA PROPOR E ESTIMULAR INICIATIVAS NOS AMBIENTES ESCOLARES. A HIPÓTESE PARA A EXISTÊNCIA DE ALGUNS CONFLITOS ENTRE OS (AS) ESTUDANTES É A DE QUE RESULTAM DA IGNORÂNCIA E DA NEGAÇÃO DE DIREITOS AOS POVOS INDÍGENAS E A XENOFOBIA, REALIDADES QUE A INSTITUIÇÃO ESCOLAR PODE CONTRIBUIR PARA DIMINUIR. SERÃO CONTEXTUALIZADOS ATIVIDADES VIVENCIADOS PELOS ALUNOS INDÍGENAS E VENEZUELANOS NO ESTADO DE RORAIMA E ESPECIFICAMENTE CAMPUS. ESTE ARTIGO FOI CONSTRUÍDO POR MEIO DE PROJETOS DE EXTENSÃO DESENVOLVIDO NO IFRR/CAM.