TITO, Renata. Memorial acadêmico: um relato de experiência. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/61074>. Acesso em: 23/12/2024 04:39
ESSE ARTIGO TERÁ POR BASE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM FORMA DE MEMORIAL ELABORADO DURANTE O COMPONENTE CURRICULAR PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL II, O QUAL ESTÁ PRESENTE NA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. DESSA FORMA, ABORDARÁ COMO TEMA PRINCIPAL A AVALIAÇÃO, SEM DEIXAR DE SE IMPORTAR, É CLARO, COM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; OS MÉTODOS CORRETOS A SEREM POSTOS EM PRÁTICA PELO PROFESSOR, VISANDO RESPEITAR AS DIFERENÇAS E OS DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS DE CADA ALUNO; E A PROGRESSÃO CONTINUADA. SENDO ASSIM, TERÁ COMO BASE DIFERENTES AUTORES, MAS COM CONCEITOS E IDEIAS QUE SE COMPLEMENTAM. OS AUTORES CITADOS SÃO FERNANDES E FREITAS; HOFFMANN; SOBRAL E SALVINO. PARA O SENSO COMUM, A AVALIAÇÃO É APENAS UM MÉTODO PARA MEDIR O CONHECIMENTO COMO PROVAS, TRABALHOS, E OUTROS. MAS A AVALIAÇÃO NÃO É APENAS ISSO. AVALIAR É ACOMPANHAR E INTERPRETAR A APRENDIZAGEM AO LONGO DO PROCESSO. O PROFESSOR, SENDO O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO DE OUTRAS PESSOAS, DEVE SEPARAR UM MOMENTO DE REFLEXÃO, NO QUAL DEVE CONSIDERAR AS INDIVIDUALIDADES E AS PARTICULARIDADES DA CADA ESTUDANTE.