RESUMO
NO ESTUDO AQUI DENOMINADO GESTÃO ESCOLAR ITINERANTE: DESAFIOS E PERSPECTIVA DE UM MODELO DE GESTÃO NAS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE IPOJUCA-PE, TIVEMOS COMO OBJETIVO, ANALISAR DE QUE FORMA A EDUCAÇÃO DO CAMPO É CONSIDERADA NAS PRÁTICAS COTIDIANAS DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS ITINERANTES NAS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO EM LÓCUS. NO DESENVOLVIMENTO DA NOSSA PESQUISA FIZEMOS UMA ABORDAGEM CIENTIFICA DO TEMA, NOS APOIAMOS EM AUTORES QUE SUBSIDIARAM E EMBASARAM NOSSO ESTUDO E DOS RELATOS PROFISSIONAIS FEITOS PELOS NOSSOS PESQUISADOS (GESTORES DAS ESCOLAS DO CAMPO). E POR ULTIMO REFORÇAMOS A NECESSIDADE DE INVESTIMENTO NA FORMAÇÃO ESPECIFICA PARA A GESTÃO ESCOLAR DO CAMPO, BUSCANDO GARANTIR A PARTIR DAS SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, NO COTIDIANO DE SUAS ATRIBUIÇÕES, ELEMENTOS QUE GARANTAM COMPREENDERA REALIDADE DO CAMPO, RESPEITANDO A DIVERSIDADE E AS ESPECIFICIDADES LOCAIS, GARANTIDAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO PPP- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, COM TODOS OS SEGUIMENTOS DE FORMA DEMOCRÁTICAS ENVOLVIDOS, UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA QUE POSSA GARANTIR AOS SUJEITOS DO CAMPO A PRESERVAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE CAMPONESA ENTENDEMOS QUE O ESFORÇO DE INVESTIMENTO NA FORMAÇÃO ESPECÍFICA CONTINUADA, TERÁ COMO RESULTADO PROFISSIONAIS PREPARADOS PARA ATUAREM COMO GESTORES DE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NO PROCESSO DA INVESTIDURA DA FUNÇÃO/CARGO DE GESTOR DAS ESCOLAS DO CAMPO, BUSCANDO SE EFETIVAR E IMPLEMENTAR AS ORIENTAÇÕES CONTIDAS NA LDB, FORMAS DEMOCRÁTICAS PARA ELEGER OS GESTORES DAS ESCOLAS, OPORTUNIZANDO O ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR NOS PROCESSOS DECISÓRIOS DA ESCOLHA DE UMA GESTÃO ESCOLAR AUTÔNOMA, DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA.