BARBOSA, Fernando Conceição Dos Santos. Timbó e o instituto vem cuidar de mim. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/62724>. Acesso em: 02/11/2024 10:09
O ARTIGO PRETENDE MOSTRAR A EDUCAÇÃO POPULAR ENFATIZANDO OS SEUS DELINEAMENTOS NOS CAMPOS DESENVOLVIDOS PELO PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO POPULAR NA CONSTRUÇÃO DA INTEGRALIDADE E DA FORMAÇÃO NO CUIDADO EM SAÚDE (EPISAÚDE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, NO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA E CLINICA SOCIAL E PROCURANDO ESMIUÇAR A REALIDADE DESTAS CRIANÇAS DENTRO DA COMUNIDADE TIMBÓ EM JOÃO PESSOA. ESTE ESTUDO FOI CONCRETIZADO COM VISITAS A COMUNIDADE QUE ACONTECIAM SEMANALMENTE E TIVERAM COMO PANO DE FUNDO O INSTITTUTO VEM CUIDAR DE MIM EM 2019. A RELEVÂNCIA DOS SABERES EDUCACIONAIS PARA UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO POPULAR CAPAZ DE ALCANÇAR A REALIDADE DOS FORMANDOS E COMO ESTES PERCEBEM A SUA REALIDADE DENTRO DE TODO O SEU CONTEXTO SOCIAL. O TEXTO MOSTRARÁ A FORMAÇÃO ESCOLAR COMO UM DOS VALORES FORMATIVOS MOSTRANDO OS SABERES FORMAIS E INFORMAIS EM SUAS DIFERENTES VIVÊNCIAS E TRABALHADOS PELO PROJETO NO INSTITUTO, FAZENDO COM QUE HAJA UMA AMPLIAÇÃO DA VISÃO SOCIAL DESTAS CRIANÇAS. OS ALUNOS TRAZEM UMA COMPREENSÃO VISUAL E MANUAL, ALÉM DO USO DOS OUTROS SENTIDOS, ALÉM DA ESCOLARIZAÇÃO CURRICULAR DESENVOLVIDA PELA UNIDADE ESCOLAR. ASSIM TOMA REALCE À EXPERIÊNCIA VIVIDA PELO EDUCADOR PAULO FREIRE NOS CENTROS DE CULTURA, MOSTRANDO-NOS UMA EDUCAÇÃO OCULTA PELOS PROFESSORES E NÃO RECONHECIDA PELA SOCIEDADE. COM VISTA DAS CONTRIBUIÇÕES DO EDUCADOR PRETENDE-SE MOSTRAR UMA EXPERIÊNCIA EM QUE AS CRIANÇAS DESENVOLVAM OUTROS SABERES ALÉM DOS ESCOLARES, UM SABER QUE ESTEJA ALÉM DAS PALAVRAS E QUE RECONHEÇA O SEU MUNDO VIVIDO.