ESTE ARTIGO PRETENDE ABORDAR O LETRAMENTO MIDIÁTICO COMO FERRAMENTA DE INTERPRETAÇÃO. TEM COMO OBJETIVO INDICAR POR MEIO DE ANÁLISES A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. NESTE, MOSTRAMOS A IMPORTÂNCIA DOS NOVOS GÊNEROS MIDIÁTICOS E DAS MAIS VARIADAS FORMAS DE LETRAMENTO NO QUE DIZ RESPEITO À COMPREENSÃO TEXTUAL. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA HOUVE UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DE ARTIGOS ACADÊMICOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS, LIVROS, UTILIZANDO PREFERENCIALMENTE ESTUDIOSOS QUE ENFATIZAM E CONSIDERAM TODOS OS RECURSOS NA CONSTRUÇÃO INTERPRETATIVA DE UM TEXTO. MEDIANTE AS PESQUISAS REALIZADAS PERCEBEMOS O QUANTO ESSAS CONTRIBUIÇÕES COOPERARAM PARA ENTENDERMOS MELHOR O PROCESSO EDUCACIONAL POR MEIO DO LETRAMENTO MIDIÁTICO. RESSALTAMOS TAMBÉM QUE OBTIVEMOS UMA VASTA OPORTUNIDADE DE CONHECER E CONSIDERAR QUE AS ATUAIS FERRAMENTAS INFLUENCIAM A APRENDIZAGEM, POR ISSO DEVEM SER OBSERVADAS E ESTUDADAS TANTO NO AMBIENTE ESCOLAR, QUANTO NO MOMENTO DE UTILIZAÇÃO.