A PESQUISA APRESENTA SUAS DISCUSSÕES SOBRE A “EPISTEMOLOGIA BOURDIEUSIANA E O REPENSAR DO CAMPO CURRICULAR DO ENSINO DA CIÊNCIA” E TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DE ANALISAR A EPISTEMOLOGIA QUE FUNDAMENTA A PRÁTICA DO CURRÍCULO DA CIÊNCIA, VISANDO PROMOVER UM ENSINO QUE DESENVOLVA O VERDADEIRO CONHECIMENTO DA CIÊNCIA E QUE NÃO PRIORIZA OS INTERESSES DE UM GRUPO PARTICULAR, PROVOCANDO UM PROCESSO EXCLUDENTE, DESIGUAL E ESTRUTURANTE. O CAMINHO PERCORRIDO FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NORTEADA PELOS ESCRITOS DE BOURDIEU (2003; 2004; 2004; 2009), BOURDIEU; PASSERON (1992), CACHAPUZ ET AL (2005). OS QUAIS ENCAMINHAM A COMPREENSÃO DE QUE O CURRÍCULO SE CONFIGURA COMO CAMPO REPRODUTOR DAS IDEOLOGIAS DAS CLASSES DOMINANTES, QUE REQUER O DESPERTAR E A MUDANÇA DA CONDIÇÃO DE CAMPO IDEOLÓGICO. NA RELAÇÃO DESSE JOGO, AS REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS TEM PARA BOURDIEU UM EFEITO DE TRANSFORMAÇÃO DA HIERARQUIA DENTRO DO CAMPO, NO QUAL OCORRE UMA INVERSÃO DA POSSE DO CAPITAL/DO PODER. COM BASE NO QUE A REALIDADE DO CURRÍCULO ESCOLAR APRESENTA, VEMOS A NECESSIDADE DE MUDANÇA NO QUE SE REFERE AO CARÁTER REPRODUTOR IDEOLÓGICO DOS INTERESSES DAS CLASSES DOMINANTES. FAZ-SE NECESSÁRIO UM NOVO CURRÍCULO QUE PROMOVA A PRÁTICA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CIÊNCIA DE FORMA DESARTICULADA DO JOGO DE PODER FEITO PELAS MÃOS DAQUELES QUE DIRIGEM ESTE CURRÍCULO. E ASSIM, CONSTRUIR UM CURRÍCULO DO ENSINO DA CIÊNCIA QUE LEVE EM CONSIDERAÇÃO A CULTURA, OS SABERES E A REALIDADE DE AMBOS OS GRUPOS.