O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO DE MOSTRAR QUE O ESTUDO DA MATEMÁTICA TEM
SE MOSTRADO AO LONGO DA HISTÓRIA DE DIFÍCIL COMPREENSÃO POR PARTE DOS ALUNOS, SEJAM ELES DA
EDUCAÇÃO BÁSICA FUNDAMENTAL, DE ENSINO MÉDIO OU ATÉ MESMO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. ESTE
ARTIGO TEM COMO OBJETIVO RELATAR SOBRE O PAPEL DESEMPENHADO PELE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE
BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID), NAS ESCOLAS PÚBLICAS NAS QUAIS ELE É DESENVOLVIDO. O
MESMO RELATA AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESEMPENHADAS PELO GRUPO DE QUATRO ESTUDANTES DO
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA, OS QUAIS INTEGRAM O SUBPROJETO DE MATEMÁTICA DA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) NO CAMPUS AVANÇADO DE PATU
(CAP). RELATAMOS, AQUI, EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELOS BOLSISTAS QUE INTEGRAM OS GRUPOS DE
REFORÇO DE ENSINO MÉDIO, O GRUPO DA OBMEP, E AINDA, OS DO GRUPO DE PRÉ-VESTIBULANDOS DO
ENEM, EM PARCERIA COM SEUS SUPERVISORES, PROFESSORES EFETIVOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO.