A AFETIVIDADE É UM IMPORTANTE FATOR QUE COMPÕE AS RELAÇÕES HUMANAS PODENDO AUMENTAR OU DIFICULTAR A COMUNICABILIDADE E A VONTADE DE AGIR, ESTIMULANDO OU NÃO A IMAGINAÇÃO HUMANA. A SALA DE AULA É UM LOCAL ONDE A RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR ESTÁ FUNDAMENTADA NO SURGIMENTO DE AFETO ENTRE AS PESSOAS. O PRESENTE ARTIGO TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, BASEADA EM UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM À LUZ DE TEÓRICOS COMO COSENZA E GUERRA (2011). RESULTADOS INDICAM QUE A AFETIVIDADE ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. DIANTE DISSO, O ESTUDO TEM POR OBJETIVO DEMONSTRAR COMO OS FATORES AFETIVOS SE APRESENTAM NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E A SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. ENTENDE-SE QUE AO EXISTIR A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO ESCOLAR, AS DIFICULDADES PEDAGÓGICAS PODEM SER MINIMIZADAS, DE FORMA QUE CONSEQUENTEMENTE A APRENDIZAGEM É FACILITADA. POR ISSO, A ABORDAGEM DESSE ASSUNTO TORNA-SE MUITO RELEVANTE PARA OS EDUCADORES, BUSCANDO EMBASAMENTO NA REVISÃO TEÓRICA DE ESTUDOS PSICOLÓGICOS, FILOSÓFICOS E PEDAGÓGICOS DA ÁREA. CONCLUI-SE, PORTANTO, QUE A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR - ALUNO É BASTANTE SIGNIFICATIVA.