O FAZER PEDAGÓGICO RELACIONADO À INCLUSÃO NECESSITA DE UMA AMPLA DISCUSSÃO, ESPECIALMENTE, NO QUE SE RELACIONA ÀS ATIVIDADES VOLTADAS PARA A COMUNICAÇÃO DO SUJEITO SURDO NA COMUNIDADE ESCOLAR. PARA ISSO, COMPREENDENDO QUE A EDUCAÇÃO TEM A FINALIDADE DE PREPARAR OS ESTUDANTES PARA SUA CONVIVÊNCIA SOCIAL, BUSCANDO SEU PROTAGONISMO E O DESENVOLVIMENTO DE SEUS PROJETOS DE VIDA, DESENVOLVEU-SE UM TRABALHO DE PESQUISA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DO ALTO OESTE POTIGUAR QUE, ENTRE OUTROS, OBJETIVASSE O AMPLO DESENVOLVIMENTO COMUNICACIONAL DE UM ALUNO SURDO NO AMBIENTE ESCOLAR. SABE-SE QUE SER PROFESSOR É ROMPER AS BARREIRAS DO ENSINAR, ENQUANTO UM SIMPLES ATO, E QUE SUA DIDÁTICA DEVE ATENDER À AMPLITUDE DAS DEMANDAS EDUCACIONAIS EM UMA SALA REGULAR (MORATORI, 2003), LEVANDO-O A ATUAR, DIRETAMENTE, COM QUESTÕES COMO CULTURA, VALORES E CONHECIMENTOS QUE OS ALUNOS TRAZEM CONSIGO, TENDO EM VISTA QUE CADA EDUCANDO É UM UNIVERSO E ESTE É PARTICULAR À SUA ESSÊNCIA. E SE EM MEIO A ESTES HOUVEREM ALUNOS SURDOS, AS ESCOLAS DEVEM, PRONTAMENTE, PREPARAR-SE PARA QUE O PROCESSO DE INCLUSÃO ACONTEÇA, ENFATIZANDO O DESENVOLVIMENTO PLENO E A SOCIALIZAÇÃO DESTES OS MEMBROS DE TODA COMUNIDADE, CUIDANDO PARA QUE OCORRA A DEVIDA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE NA LIBRAS, SUA LÍNGUA MATERNA (QUADROS, 2004). ASSIM SURGIU O LIBRICANDO, UM PROJETO DESENVOLVIDO PARA DIVERSIFICAR A METODOLOGIA DE ENSINO, LUDICAMENTE, TORNANDO-SE UM CAMINHO EFETIVO PARA ADAPTAR E FACILITAR A ADAPTAÇÃO ESCOLAR UTILIZADA PELOS DOCENTES NA INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS SURDOS E OUVINTES.