MENINO VESTE AZUL E MENINA VESTE ROSA: ESTEREÓTIPOS DE IDENTIDADES DE GÊNERO NUM CONTEXTO EDUCACIONAL É UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM O OBJETIVO DE COMPREENDER OS DISCURSOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO, SUA POTENCIALIDADE E INFLUÊNCIAS EXTERNAS. NA ESCOLA, AINDA SE OUVEM COMENTÁRIOS QUE FEREM A DIGNIDADE HUMANA AO DELEGAREM O QUE É ‘TÍPICO DE MENINO E O QUE É TÍPICO DE MENINA’, QUANDO NA VERDADE FALTA FORMAÇÃO E RESPEITO ÀS PESSOAS, INDEPENDENTE DE SUA SEXUALIDADE. OBSERVA-SE CONCEITOS COMUNS NO COTIDIANO QUE EXPRESSAM, NA VERDADE, ESTEREÓTIPOS SOBRE MASCULINIDADE E FEMINILIDADE, NORMAS SOCIAIS CULTIVADAS PELO BINARISMO DETERMINADO POR UM DISCURSO HETERONORMATIVO. UM OUTRO PONTO APRESENTADO REFERE-SE ÀS FORMAÇÕES DOCENTES QUE OMITEM A DISCUSSÃO DA TEMÁTICA DE GÊNERO NAS GRADES CURRICULARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E NAS FORMAÇÕES CONTINUADAS E ACABAM DEIXANDO UMA LACUNA, UM VAZIO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL QUE ACARRETA DANOS NO COTIDIANO DOCENTE E DISCENTE. AO FINAL ESPERA-SE, COM ESTE TRABALHO UMA AMPLIAÇÃO NOS DISCURSOS SOBRE AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NOS DIVERSOS CONTEXTOS SOCIOEDUCACIONAIS.