ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO CONHECER A RELEVÂNCIA DE GRUPOS DE ESTUDOS E DE PESQUISA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO, NOS MOLDES DE STAKE (2011). OS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS FORAM ENTREVISTAS E OBSERVAÇÕES DE CAMPO. O QUADRO TEÓRICO UTILIZADO BASEOU-SE NAS IDEIAS DE COHAN & LOTAN (2017), ANASTASIOU & ALVES (2004), BEM COMO FREIRE (1996) E ROSSIT (2018) QUE TRATAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS E DAS PESQUISAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE. OS DADOS ENCONTRADOS REVELARAM QUE OS GRUPOS POSSUEM IMPORTÂNCIA CAPITAL NO PROCESSO FORMATIVO DOS ALUNOS, NO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA, AMPLIAÇÃO DA VISÃO SOCIAL DOS FATOS EDUCACIONAIS ENCONTRADOS NA REALIDADE E QUE ESTES SÃO, POR VEZES, OS ÚNICOS LOCAIS DE ACESSO A PRODUÇÃO DE CIÊNCIA E ESCRITA CIENTÍFICA QUE OS DISCENTES POSSUEM DENTRO DA UNIVERSIDADE. SÃO ESPAÇOS DE OBSERVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE DIDÁTICAS DIFERENCIADAS, ONDE SE VERIFICA A RELEVÂNCIA DA AFETIVIDADE E DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM E DE FUTURAS ESCOLHAS PROFISSIONAIS. HÁ PRECARIZAÇÃO NAS ESTRUTURAS FÍSICAS OFERECIDAS PELA GESTÃO SUPERIOR E POUCO INVESTIMENTO E INCENTIVO POR PARTE DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA E POLÍTICA ATUAL. POR FIM, ENTENDE-SE QUE OS GRUPOS DE ESTUDOS E DE PESQUISAS COLABORAM NA SUSTENTAÇÃO DO TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, A QUAL A UNIVERSIDADE PRECISA FOCAR SUAS AÇÕES.