A IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS DE ESTUDOS E DE PESQUISAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58520 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2004 "inscrito_id" => 7710 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS DE ESTUDOS E DE PESQUISAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO CONHECER A RELEVÂNCIA DE GRUPOS DE ESTUDOS E DE PESQUISA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO, NOS MOLDES DE STAKE (2011). OS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS FORAM ENTREVISTAS E OBSERVAÇÕES DE CAMPO. O QUADRO TEÓRICO UTILIZADO BASEOU-SE NAS IDEIAS DE COHAN & LOTAN (2017), ANASTASIOU & ALVES (2004), BEM COMO FREIRE (1996) E ROSSIT (2018) QUE TRATAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS E DAS PESQUISAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE. OS DADOS ENCONTRADOS REVELARAM QUE OS GRUPOS POSSUEM IMPORTÂNCIA CAPITAL NO PROCESSO FORMATIVO DOS ALUNOS, NO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA, AMPLIAÇÃO DA VISÃO SOCIAL DOS FATOS EDUCACIONAIS ENCONTRADOS NA REALIDADE E QUE ESTES SÃO, POR VEZES, OS ÚNICOS LOCAIS DE ACESSO A PRODUÇÃO DE CIÊNCIA E ESCRITA CIENTÍFICA QUE OS DISCENTES POSSUEM DENTRO DA UNIVERSIDADE. SÃO ESPAÇOS DE OBSERVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE DIDÁTICAS DIFERENCIADAS, ONDE SE VERIFICA A RELEVÂNCIA DA AFETIVIDADE E DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM E DE FUTURAS ESCOLHAS PROFISSIONAIS. HÁ PRECARIZAÇÃO NAS ESTRUTURAS FÍSICAS OFERECIDAS PELA GESTÃO SUPERIOR E POUCO INVESTIMENTO E INCENTIVO POR PARTE DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA E POLÍTICA ATUAL. POR FIM, ENTENDE-SE QUE OS GRUPOS DE ESTUDOS E DE PESQUISAS COLABORAM NA SUSTENTAÇÃO DO TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, A QUAL A UNIVERSIDADE PRECISA FOCAR SUAS AÇÕES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "GRUPOS DE ESTUDO, GRUPOS DE PESQUISA, FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO DISCENTE, FORMAÇÃO DISCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID7710_15082019125452.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SUELAYNE PEDROZA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "SUELAYNE CAVALCANTE" "autor_email" => "suelayne26@hotmail.com" "autor_ies" => "UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58520 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2004 "inscrito_id" => 7710 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS DE ESTUDOS E DE PESQUISAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO CONHECER A RELEVÂNCIA DE GRUPOS DE ESTUDOS E DE PESQUISA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO, NOS MOLDES DE STAKE (2011). OS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS FORAM ENTREVISTAS E OBSERVAÇÕES DE CAMPO. O QUADRO TEÓRICO UTILIZADO BASEOU-SE NAS IDEIAS DE COHAN & LOTAN (2017), ANASTASIOU & ALVES (2004), BEM COMO FREIRE (1996) E ROSSIT (2018) QUE TRATAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS E DAS PESQUISAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE. OS DADOS ENCONTRADOS REVELARAM QUE OS GRUPOS POSSUEM IMPORTÂNCIA CAPITAL NO PROCESSO FORMATIVO DOS ALUNOS, NO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA, AMPLIAÇÃO DA VISÃO SOCIAL DOS FATOS EDUCACIONAIS ENCONTRADOS NA REALIDADE E QUE ESTES SÃO, POR VEZES, OS ÚNICOS LOCAIS DE ACESSO A PRODUÇÃO DE CIÊNCIA E ESCRITA CIENTÍFICA QUE OS DISCENTES POSSUEM DENTRO DA UNIVERSIDADE. SÃO ESPAÇOS DE OBSERVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE DIDÁTICAS DIFERENCIADAS, ONDE SE VERIFICA A RELEVÂNCIA DA AFETIVIDADE E DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM E DE FUTURAS ESCOLHAS PROFISSIONAIS. HÁ PRECARIZAÇÃO NAS ESTRUTURAS FÍSICAS OFERECIDAS PELA GESTÃO SUPERIOR E POUCO INVESTIMENTO E INCENTIVO POR PARTE DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA E POLÍTICA ATUAL. POR FIM, ENTENDE-SE QUE OS GRUPOS DE ESTUDOS E DE PESQUISAS COLABORAM NA SUSTENTAÇÃO DO TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, A QUAL A UNIVERSIDADE PRECISA FOCAR SUAS AÇÕES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "GRUPOS DE ESTUDO, GRUPOS DE PESQUISA, FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO DISCENTE, FORMAÇÃO DISCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID7710_15082019125452.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SUELAYNE PEDROZA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "SUELAYNE CAVALCANTE" "autor_email" => "suelayne26@hotmail.com" "autor_ies" => "UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }