CARVALHO, Luzia Alves De et al.. Currículo integrado no curso de pedagogia. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/59756>. Acesso em: 23/12/2024 02:18
O ARTIGO RETRATA UMA NOVA CONCEPÇÃO DE PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DE UM PROJETO DE “CURRÍCULO INTEGRADO” VIVENCIADO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA, COM 25 ALUNAS, DO 1º PERÍODO DE 2019.1 E 8 DOCENTES. FOI ESTRUTURADO CONJUNTAMENTE PELA COORDENADORA E PROFESSORAS, COMO “PROJETO INTEGRADO”, CAPAZ DE ARTICULAR OS CONTEÚDOS DAS DIVERSAS DISCIPLINAS COM UM EIXO-TEMÁTICO E METODOLOGIAS ATIVAS: “ADAPTAÇÃO DE CRIANÇAS” DE CRECHE E EDUCAÇÃO INFANTIL, NOS PRIMEIROS CONTATOS COM A ESCOLA. TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL ORGANIZAR E VIVENCIAR UM PROCESSO PEDAGÓGICO QUE SUBSTITUA O PENSAMENTO QUE ISOLA PELO PENSAMENTO QUE UNIFICA, ARTICULA, INTEGRA, O PENSAMENTO DISJUNTIVO E REDUTOR PELO PENSAMENTO COMPLEXO. NESSE SENTIDO, NOVAS PERSPECTIVAS VÊM SE DESENHANDO EM VISTA DE UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS QUE ARTICULEM E VIVENCIEM CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS MAIS ADEQUADAS À EDUCAÇÃO HOJE. RESULTADOS: MAIOR PARTICIPAÇÃO DAS ALUNAS E INTEGRAÇÃO DO CORPO DOCENTE; OLHAR MAIS GLOBAL DO FENÔMENO “ADAPTAÇÃO DE CRIANÇAS DA CRECHE E EDUCAÇÃO INFANTIL”, VISTO A PARTIR DE DIFERENTES ENFOQUES; INTERDISCIPLINARIDADE COMO ELEMENTO ENRIQUECEDOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM; SUBSTITUIÇÃO DAS AULAS EXPOSITIVAS PELO PROTAGONISMO DAS ALUNAS; APRENDIZAGEM HOLÍSTICA, SIGNIFICATIVA, PRAZEROSA, NÃO FRAGMENTADA, MAS UNIFICADA E INTEGRADA; INOVAÇÃO COMO ELEMENTO DESAFIADOR; RICAS EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO COLETIVO; SALTO QUALITATIVO PARA O CURSO DE PEDAGOGIA EM TERMOS DE INOVAÇÃO. ADOTOU-SE COMO METODOLOGIA A PESQUISA QUALITATIVA, PARA COLETA E TRATAMENTO DOS DADOS, PORQUE POSSIBILITA A COMPREENSÃO DA CONDUTA HUMANA E DA PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DO PRÓPRIO AUTOR E SUA PRÁTICA. FORAM UTILIZADAS TÉCNICAS COMO OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, ENTREVISTAS, PORTFÓLIO E FÓRUNS.