ESTE ESTUDO É PARTE DA MINHA PESQUISA EM ANDAMENTO, NO DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, VISANDO CONTRIBUIR COM REFLEXÕES ACERCA DA PEDAGOGIA DE FREINET, EDUCADOR FRANCÊS QUE DESENVOLVEU MÉTODO DE APRENDIZAGEM NATURAL NUMA ALDEIA NO INTERIOR DA FRANÇA, A RELEVÂNCIA DE SUA PEDAGOGIA RELACIONA-SE A PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DO POVO, UMA EDUCAÇÃO POPULAR, QUE FICOU CONHECIDA PELO MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNA. NESTE TEXTO APONTAMOS O ESTREITAMENTO DA PEDAGOGIA DE FREINET COM UMA CONCEPÇÃO MARXIANA, VEZ QUE SUAS TÉCNICAS E SUA VIDA SE APROXIMAM DA PERSPECTIVA DO TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO, E PROPÕE UMA EDUCAÇÃO QUE AS CRIANÇAS POSSAM DESENVOLVER-SE AUTONOMAMENTE, NUMA PERSPECTIVA CRITICA E EMANCIPATÓRIA, CONSTITUINDO EM NOSSAS ANÁLISES UM MOVIMENTO NA CONTRACORRENTE DA HEGEMONIA DA ESCOLA PARA O CAPITAL, POIS SUPERAVA A FUNCIONALIDADE RACIONALISTA E TECNICISTA DA ESCOLA BURGUESA, AO PROPOR UMA EDUCAÇÃO COOPERATIVA E OMNILATERAL. FUNDAMENTAMOS NOSSO ESTUDO EM FREINET, MARX E FREIRE, PARTIMOS DA PERSPECTIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO PARA DESENVOLVER A PESQUISA, COMPREENDENDO A TOTALIDADE DAS CONDIÇÕES HISTÓRICO SOCIAIS PARA A ANÁLISE DA PEDAGOGIA DE FREINET E SUA RELAÇÃO COM O CONCEITO MARXIANO DE TRABALHO.