ESSE ESTUDO ANALISOU A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO MEIO DE FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE VALORES NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA PEQUENA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA, COM ABORDAGEM QUALITATIVA PORQUE BUSCA APREENDER FATOS NÃO MENSURÁVEIS. A OBSERVAÇÃO DIRETA E A AÇÃO COLABORATIVA JUNTO AS CRIANÇAS DE UMA CRECHE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SOLÂNEA-PB FORAM UTILIZADAS COMO INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS. A ANÁLISE DE DADOS DESTA PESQUISA SE DEU A PARTIR DO APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO CONSTRUÍDO PARA ESSE FIM, ESPECIALMENTE AS OBRAS DE ARANTES, ARAÚJO & PUIG, 2007; COELHO, 1997; HOHMANN & WEIKART, 2011; PACHECO, 2012; RODRIGUES, 2005. A RIQUEZA DOS DADOS INDICA QUE A FORMA COMO AS RELAÇÕES SÃO CONSTRUÍDAS NO INTERIOR DA CRECHE E COMO AS ATIVIDADES SÃO TRABALHADAS COM AS CRIANÇAS MUITO AUXILIAM NA CONSTRUÇÃO DE VALORES ESSENCIAIS PARA A CONVIVÊNCIA CONSIGO MESMO, COM O OUTRO E COM A NATUREZA. MOSTRA, PORTANTO, O QUANTO É IMPORTANTE À UTILIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS INFANTIS COMO MEIO DE FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE VALORES NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA PEQUENA. OS DADOS SINALIZAM AINDA COMO AS HISTÓRIAS E OS CONTOS INFANTIS POSSUEM UM RICO CONTEÚDO A SER TRABALHADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E COMO AJUDAM AS CRIANÇAS A ENCONTRAREM UM CAMINHO PARA REALIZAÇÃO TANTO PESSOAL, QUANTO SOCIAL. É POSSÍVEL DEPREENDER DESSE CENÁRIO QUE ESSE ESTUDO ALCANÇOU OS OBJETIVOS PROPOSTOS QUANDO EVIDENCIOU A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES E DA AÇÃO DESENVOLVIDA NA CRECHE, O ENVOLVIMENTO, A PARTICIPAÇÃO E A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS A PARTIR DAS HISTÓRIAS CONTADAS.