CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA CRECHE: UM CAMINHO PARA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EM VALORES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59658 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3029 "inscrito_id" => 10489 "titulo" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA CRECHE: UM CAMINHO PARA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EM VALORES" "resumo" => "ESSE ESTUDO ANALISOU A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO MEIO DE FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE VALORES NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA PEQUENA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA, COM ABORDAGEM QUALITATIVA PORQUE BUSCA APREENDER FATOS NÃO MENSURÁVEIS. A OBSERVAÇÃO DIRETA E A AÇÃO COLABORATIVA JUNTO AS CRIANÇAS DE UMA CRECHE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SOLÂNEA-PB FORAM UTILIZADAS COMO INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS. A ANÁLISE DE DADOS DESTA PESQUISA SE DEU A PARTIR DO APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO CONSTRUÍDO PARA ESSE FIM, ESPECIALMENTE AS OBRAS DE ARANTES, ARAÚJO & PUIG, 2007; COELHO, 1997; HOHMANN & WEIKART, 2011; PACHECO, 2012; RODRIGUES, 2005. A RIQUEZA DOS DADOS INDICA QUE A FORMA COMO AS RELAÇÕES SÃO CONSTRUÍDAS NO INTERIOR DA CRECHE E COMO AS ATIVIDADES SÃO TRABALHADAS COM AS CRIANÇAS MUITO AUXILIAM NA CONSTRUÇÃO DE VALORES ESSENCIAIS PARA A CONVIVÊNCIA CONSIGO MESMO, COM O OUTRO E COM A NATUREZA. MOSTRA, PORTANTO, O QUANTO É IMPORTANTE À UTILIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS INFANTIS COMO MEIO DE FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE VALORES NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA PEQUENA. OS DADOS SINALIZAM AINDA COMO AS HISTÓRIAS E OS CONTOS INFANTIS POSSUEM UM RICO CONTEÚDO A SER TRABALHADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E COMO AJUDAM AS CRIANÇAS A ENCONTRAREM UM CAMINHO PARA REALIZAÇÃO TANTO PESSOAL, QUANTO SOCIAL. É POSSÍVEL DEPREENDER DESSE CENÁRIO QUE ESSE ESTUDO ALCANÇOU OS OBJETIVOS PROPOSTOS QUANDO EVIDENCIOU A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES E DA AÇÃO DESENVOLVIDA NA CRECHE, O ENVOLVIMENTO, A PARTICIPAÇÃO E A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS A PARTIR DAS HISTÓRIAS CONTADAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CRIANÇA, CRECHE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID10489_09092019094104.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EFIGÊNIA MARIA DIAS COSTA" "autor_nome_curto" => "EFIGÊNIA" "autor_email" => "efigeniamdc@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59658 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3029 "inscrito_id" => 10489 "titulo" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA CRECHE: UM CAMINHO PARA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EM VALORES" "resumo" => "ESSE ESTUDO ANALISOU A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO MEIO DE FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE VALORES NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA PEQUENA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA, COM ABORDAGEM QUALITATIVA PORQUE BUSCA APREENDER FATOS NÃO MENSURÁVEIS. A OBSERVAÇÃO DIRETA E A AÇÃO COLABORATIVA JUNTO AS CRIANÇAS DE UMA CRECHE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SOLÂNEA-PB FORAM UTILIZADAS COMO INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS. A ANÁLISE DE DADOS DESTA PESQUISA SE DEU A PARTIR DO APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO CONSTRUÍDO PARA ESSE FIM, ESPECIALMENTE AS OBRAS DE ARANTES, ARAÚJO & PUIG, 2007; COELHO, 1997; HOHMANN & WEIKART, 2011; PACHECO, 2012; RODRIGUES, 2005. A RIQUEZA DOS DADOS INDICA QUE A FORMA COMO AS RELAÇÕES SÃO CONSTRUÍDAS NO INTERIOR DA CRECHE E COMO AS ATIVIDADES SÃO TRABALHADAS COM AS CRIANÇAS MUITO AUXILIAM NA CONSTRUÇÃO DE VALORES ESSENCIAIS PARA A CONVIVÊNCIA CONSIGO MESMO, COM O OUTRO E COM A NATUREZA. MOSTRA, PORTANTO, O QUANTO É IMPORTANTE À UTILIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS INFANTIS COMO MEIO DE FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE VALORES NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA PEQUENA. OS DADOS SINALIZAM AINDA COMO AS HISTÓRIAS E OS CONTOS INFANTIS POSSUEM UM RICO CONTEÚDO A SER TRABALHADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E COMO AJUDAM AS CRIANÇAS A ENCONTRAREM UM CAMINHO PARA REALIZAÇÃO TANTO PESSOAL, QUANTO SOCIAL. É POSSÍVEL DEPREENDER DESSE CENÁRIO QUE ESSE ESTUDO ALCANÇOU OS OBJETIVOS PROPOSTOS QUANDO EVIDENCIOU A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES E DA AÇÃO DESENVOLVIDA NA CRECHE, O ENVOLVIMENTO, A PARTICIPAÇÃO E A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS A PARTIR DAS HISTÓRIAS CONTADAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CRIANÇA, CRECHE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID10489_09092019094104.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EFIGÊNIA MARIA DIAS COSTA" "autor_nome_curto" => "EFIGÊNIA" "autor_email" => "efigeniamdc@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }