O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE SÃO DESENVOLVIDAS COM OS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN (SD). A REFERENTE PESQUISA FOI REALIZADA EM QUATRO ESCOLAS DA ZONA RURAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIANA /PE. ADOTOU-SE NESSA INVESTIGAÇÃO A PESQUISA-AÇÃO, DE MÉTODO INDUTIVO COM ABORDAGEM QUALITATIVA. USOU-SE COMO METODOLOGIA A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE EM SALA, ENTREVISTA COM OS PROFESSORES DO 1º ANO AO 5º DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PESQUISADAS. DEU-SE ORIENTAÇÃO PARA UMA REORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA E SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS AOS PROFESSORES PESQUISADOS. ORGANIZOU-SE UM CADERNO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO DESSES ALUNOS EM PORTUGUÊS E MATEMÁTICA COM APOIO DOS PROFESSORES DAS TURMAS. DEU-SE ORIENTAÇÃO SOBRE ADEQUAÇÃO CURRICULAR. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRARAM A NECESSIDADE DE: FORMAÇÃO CONTINUADA ESPECÍFICA PARA PROFESSORES DO ENSINO REGULAR QUE OS CAPACITEM PARA O TRABALHO COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, A IMPORTÂNCIA DA ADEQUAÇÃO CURRICULAR E PEDAGÓGICA PARA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. DIANTE DAS ANÁLISES, PERCEBEU-SE QUE É PRECISO QUALIFICAR OS PROFESSORES DO ENSINO REGULAR PARA INCLUIR ESSES ALUNOS NO AMBIENTE ESCOLAR, CAPACITANDO ESSES MEDIADORES DA APRENDIZAGEM, PARA REALIZAR AS ADEQUAÇÕES NECESSÁRIAS PARA INCLUIR OS SUJEITOS DA APRENDIZAGEM EM TODOS OS CONTEXTOS EDUCACIONAIS AOS QUAIS ESTÃO INSERIDOS. ESSE É UNS DOS PONTOS CHAVE DO RESULTADO DESSA PESQUISA.