O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA, A FIM DE EVIDENCIAR OS PONTOS POSITIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ENTENDER OS MOTIVOS DO NÃO COMPROMETIMENTO FAMILIAR E AS CONSEQUÊNCIAS DA AUSÊNCIA DOS RESPONSÁVEIS. APRESENTA EM SEU REFERENCIAL TEÓRICO A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL, A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO TENDO A FAMÍLIA E A ESCOLA COMO PARCEIRAS, VISTO QUE É POSSÍVEL MUDAR O MUNDO ATRAVÉS DELA. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO FOI UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO QUE DESENVOLVE UMA ANÁLISE PERTINENTE AO TEMA PROPOSTO. A NATUREZA DESTA PESQUISA SE CLASSIFICA COMO QUANTITATIVA, ONDE SE APLICOU UM QUESTIONÁRIO ENTRE OS PROFESSORES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE PONTA GROSSA, E EM SEGUIDA FORAM APRESENTADOS OS RESULTADOS, A FIM DE PROPOR POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA ESSA PROBLEMÁTICA.