ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL, E TEM COMO OBJETIVO EVIDENCIAR AS POSSIBILIDADES DE APRENDER MATEMÁTICA DE FORMA PRÁTICA, DIVERTIDA E PRAZEROSA. O TRABALHO FOI PROPOSTO NA DISCIPLINA METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA III, DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, A QUAL NOS PROPORCIONOU A EXPERIÊNCIA COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. NA OCASIÃO, TRABALHAMOS O CONTEÚDO FUNÇÕES QUADRÁTICAS POR MEIO DE UM JOGO DE TABULEIRO. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO POSSIBILITA O DESENVOLVIMENTO DE DIVERSAS CAPACIDADES, TAIS COMO O RACIOCINO LÓGICO, CÁLCULO MENTAL, FATORES RELACIONADOS AO COGNITIVO, DENTRE OUTROS. NESSE SENTIDO, AO DESENVOLVERMOS ESTE TRABALHO BUSCAMOS ANALISAR O DESENVOLVIMENTO DE TAIS CAPACIDADES, ASSIM COMO AS POTENCIALIDADES DO JOGO NO ENSINO DA MATEMÁTICA. DURANTE A APLICAÇÃO DO JOGO DE TABULEIRO, PERCEBEMOS BASTANTE ENTUSIASMO DOS ALUNOS, OS MESMOS INTERAGIAM E RESPONDIAM AS PERGUNTAS COM GRANDE ANIMAÇÃO, O RESULTADO FOI IMPRESSIONANTE. DESSA FORMA, PODEMOS AFIRMAR QUE O MODELO UTILIZADO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PERMITIU AOS ALUNOS UMA MAIOR COMPREENSÃO DO ASSUNTO E UMA PERCEPÇÃO DIFERENTE SOBRE A MATEMÁTICA.