O TEXTO TRAZ A REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DO EDUCADOR NO CONTEXTO SOCIAL ATUAL, E O DESENVOLVIMENTO DO SER SOCIAL. SEGUNDO BAUMANN NO MUNDO LÍQUIDO MODERNO, DE FATO, A SOLIDEZ DAS COISAS, TANTO QUANTO A SOLIDEZ DAS RELAÇÕES HUMANAS, VEM SENDO INTERPRETADA COMO UMA AMEAÇA: A VALORIZAÇÃO DO TER SOBRE O SER. À LUZ DE DUSSEL E PAULO FREIRE PENSAR EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LIBERTADORAS, QUE POSSIBILITEM AO SUJEITO SER CRÍTICO E PROBLEMATIZADOR, E COM AUTONOMIA REALIZAR SUAS ESCOLHAS, E TER SUAS SOLUÇÕES PARA TRANSITAR EM UMA SOCIEDADE MODERNA E LÍQUIDA. REFLETIR SOBRE UMA FORMAÇÃO DO EDUCADOR PARA O DESENVOLVIMENTO DO SER SOCIAL EM SUA INTEGRALIDADE, A BNCC - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - INDICA A IMPORTÂNCIA DELE INTERAGIR, EXPLORAR, COLABORAR, TER EMPATIA E ÉTICA, E TAMBÉM APONTA PARA A IMPORTÂNCIA DE MEDIAR CAPACITAÇÕES SOCIOEMOCIONAIS, PARA OS SUJEITOS LIDAREM COM AS RELAÇÕES HUMANAS E COM A RÁPIDA TRANSFORMAÇÃO PROVOCADA PELA TECNOLOGIA. A PARTIR DA PEDAGOGIA SOCIAL PENSAR EM UM DESENVOLVIMENTO CRÍTICO EM RELAÇÃO AS MAZELAS SOCIAIS PRESENTES NO MUNDO MODERNO E LÍQUIDO, E ASSIM DESENVOLVER UM SUJEITO CRIATIVO E ATUANTE NA SOCIEDADE EM QUE ESTÁ INSERIDO. PARA ISSO É PRECISO REVISTAR A FORMAÇÃO DOCENTE, E REFLETIR SOBRE A FRATURA EXISTENTE DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA E LICENCIATURA PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM SALA DE AULA NA CONTEMPORANEIDADE.