O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UM ESTUDO TEÓRICO ACERCA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO QUE IRÃO ATUAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. DURANTE A FORMAÇÃO DOCENTE, O PROFESSOR PRECISA DE OPORTUNIDADES PRÁTICAS PARA REFLETIR SOBRE SUA PRÁTICA PROFISSIONAL, ALIAR A TEORIA E A PRÁTICA, ALÉM DE SE FAMILIARIZAR COM O SEU FUTURO AMBIENTE DE TRABALHO. ASSIM, AS OFICINAS PEDAGÓGICAS SÃO ESTRATÉGIAS QUE POSSIBILITAM ESSE CONTATO DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO COM A REALIDADE ESCOLAR. O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO. FOI REALIZADO ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, À LUZ DE AUTORES COMO, BARREIRO (2006), FERREIRA (2001), HOLTZ (1998), HORN (2004), VYGOTSKY (1991), ENTRE OUTROS. O TRABALHO PERMITIU COMPREENDER QUE AS OFICINAS PEDAGÓGICAS PERMITEM AO PROFESSOR EM FORMAÇÃO INTERVIR NO SEU CAMPO DE ATUAÇÃO, DESENVOLVENDO SUA CRITICIDADE, CRIATIVIDADE E IDENTIDADE PROFISSIONAL, ALÉM DE PROPORCIONAR EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA AS CRIANÇAS ENVOLVIDAS.