AS TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS SÃO INCORPORADAS NATURALMENTE COMO ELEMENTOS DA REALIDADE SOCIAL PELOS ADOLESCENTES. É IMPORTANTE AMPLIAR O PAPEL DESSES DISPOSITIVOS E DE SEUS RECURSOS E ADAPTÁ-LOS A ESCOLA COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS DE APRENDIZAGEM. APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PODEM SER VIÁVEIS NO CONTEXTO ESCOLAR E FAVORECER O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ADOLESCENTES. O ESTUDO PROPÕS A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO MÓVEL ÓRGÃOS 3D DISPONÍVEL NA GOOGLE PLAY, COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE INTERAÇÃO E DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE BIOLOGIA. A PESQUISA FOI EFETIVADA COM 120 ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA, CEARÁ, NOS MESES DE SETEMBRO E OUTUBRO DE 2018. É UM ESTUDO QUANTITATIVO COM COLETA DE DADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS DE RENDIMENTO E ANÁLISE ESTATÍSTICA REALIZADA NO PROGRAMA R, (R CORETEAM), COM P<0,05 PARA COMPARAR AS NOTAS MÉDIAS DOS PRÉ-TESTES E DOS PÓS-TESTES DOS ALUNOS. A AVALIAÇÃO DO APLICATIVO FOI ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO DE ACORDO COM A ESCALA TIPO LIKERT (RUSSELL; BOBKO, 1992). OS ALUNOS FORAM FAVORÁVEIS AO USO DO APLICATIVO NAS AULAS DE BIOLOGIA. A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO EM SALA DE AULA PROMOVEU MAIS MOTIVAÇÃO E CRIATIVIDADE, PERMITINDO INTEGRAR OS CONTEÚDOS A UMA GRANDE QUANTIDADE DE IMAGENS, EFEITOS VIRTUAIS E ILUSTRAÇÕES, FAVORECENDO A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E UM AUMENTO DE 43% NO RENDIMENTO MÉDIO DAS NOTAS EM BIOLOGIA. A INTEGRAÇÃO DESSES RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO INSTRUMENTOS DE PROMOÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS PRODUZIU A INTERAÇÃO E A APRENDIZAGEM DE ADOLESCENTES EM SALA DE AULA.