DURANTE A FORMAÇÃO SECUNDÁRIA DOS ESTUDANTES EM FÍSICA É NOTÁVEL O DESAPREÇO POR ESSA DISCIPLINA CAUSADO, EM ALGUNS CASOS, POR UMA AULA DESCONTEXTUALIZADA, MATEMATIZADA E TRANSMITIDA DE FORMA MECÂNICA, ONDE O ESTUDANTE CONCLUI O ENSINO MÉDIO SEM DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS PRECONIZADAS PELOS PCN. O PRESENTE TRABALHO É UMA SÍNTESE DE UM PROJETO DESENVOLVIDO E APLICADO NUMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. TRATA-SE DE RELATOS DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO QUIZ DOMINÓ DE FÍSICA EM UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. ESTE JOGO CORRESPONDE A UMA ADAPTAÇÃO DO DOMINÓ CONVENCIONAL, ALTERANDO OS NÚMEROS POR FÓRMULAS E CONCEITOS DE TERMOMETRIA. A FINALIDADE DESTA INSTRUMENTAÇÃO LÚDICA É O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES EM UM ENSINO SIGNIFICATIVO E DIFERENCIADO DA ROTINA MECANICISTA QUE SÃO AS AULAS DE FÍSICA DE MUITOS PROFESSORES. A UTILIZAÇÃO DESTE JOGO ADAPTADO MOSTROU-SE SER MUITO EFICIENTE DESDE QUE O EDUCADOR TENHA ELABORADO E PREPARADO ESTE RECURSO PEDAGÓGICO PREVIAMENTE ANTES DE SER APLICADO. OS RESULTADOS COMPARATIVOS POR MEIO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ANTES E APÓS A APLICAÇÃO DO QUIZ DOMINÓ DE FÍSICA DESCORTINOU UMA GRANDE FERRAMENTA DISPONÍVEL PARA OS EDUCADORES ONDE, EM LINHAS GERAIS, OS ESTUDANTES TIVERAM MAIOR DESEMPENHO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PELA FACILIDADE NA ASSIMILAÇÃO DAS FÓRMULAS E CONCEITOS.