ESTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR COMO A MONITORIA PODE SER UMA FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUIMICA, SEU FUNCIONAMENTO E EFICÁCIA. PARA TANTO, FOI REALIZADO UM TRABALHO DE MONITORIA COMO AÇÃO DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA) NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO MANOEL PESSOA NO 3° ANO DO TURNO NOTURNO. FORAM DIVIDIDOS SEIS GRUPOS DE QUATRO PESSOAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE QUE TEVE COMO TEMA A BIOQUÍMICA. A ATIVIDADE CONSISTIA ORIENTAR OS ESTUDANTES. NESTE SENTIDO, ALÉM DAS ORIENTAÇÕES RELACIONADAS AOS CONTEUDOS ESPECÍFICOS DA QUIMICA TRABALHADA EM SALA DE AULA, OPTOU-SE TAMBÉM POR TRABALHAR COM A APRESENTAÇÃO DE UM SEMINÁRIO SENDO TODO O PROCESSO AVALIADO POR MEIO DE CINCO CRITÉRIOS NA QUAL DENTRE ELES FOI ANALISADO A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO ABORDADO NAS APRESENTAÇÕES. AO FINAL DO PERÍODO DE MONITORIA PÔDE-SE OBSERVAR QUE HOUVE UM SIGNIFICATIVO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS ENVOLVIDOS NAS ATIVIDADES. POR ESTE MOTIVO, CONSIDERA-SE QUE ESTE TIPO DE ABORDAGEM DEVE SER APLICADO COM MAIS FREQUÊNCIA COM ESTUDANTES QUE APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE QUIMICA.