ESTA PESQUISA SE VINCULA AO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E OBJETIVA ANALISAR COMO A INSUFICIÊNCIA DE MATERIAIS DIDÁTICOS PODE INTERFERIR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA EM SÃO LUÍS-MA. ESTE ARTIGO SURGE A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS NO CONTEXTO ESCOLAR POR MEIO DO PIBID/CAPES QUE POSSIBILITOU A NOSSA INSERÇÃO NA REALIDADE ESCOLAR. BUSCA-SE REFLETIR ACERCA DA IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE MODO A CONSTRUIR UM ENSINO DE CIÊNCIAS ATRATIVO E QUE DESENVOLVA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA COM ABORDAGEM QUALITATIVA A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES E ENTREVISTA COM PROFESSORA DA ESCOLA PESQUISADA. O TRABALHO PARTE DA PERSPECTIVA TEÓRICA QUE TEM COMO BASE OS ESTUDOS DE ROSA(2008), PIMENTA(2012), LIBÂNEO(1999), FREIRE(1983), MINAYO (2007), NÓVOA(2002), ALMONDES, NOGUEIRA, PEREIRA(2015), GIL(2002) E FONSECA(2002) E DIDANET(2002), QUE APRESENTAM CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS NO ESTUDO DO TEMA. AO LONGO DA NOSSA INVESTIGAÇÃO CONSTATOU-SE A NECESSIDADE DA AQUISIÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA QUE O PROFESSOR DESENVOLVA UMA AULA MAIS DINÂMICA E ATRATIVA. DESSA FORMA, CONFECCIONAMOS RECURSOS DIDÁTICOS E REALIZAMOS A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS VOLTADAS AOS OBJETIVOS DAS AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. DE ACORDO COM OS DADOS OBTIDOS E ATRAVÉS DAS OBSERVAÇÕES DURANTE A INTERVENÇÃO, VERIFICOU-SE QUE OS MATERIAIS DIDÁTICOS FAVORECEM DE FORMA SIGNIFICATIVA A APRENDIZAGEM, POIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA O EDUCANDO TORNA-SE PARTICIPANTE ATIVO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.