O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA DISCUSSÃO SOBRE A ATIVIDADE COMPLEMENTAR DO PROGRAMA ALAGOANO DE ENSINO INTEGRAL (DECRETO Nº 50.331 DE 12 DE SETEMBRO DE 2016) , SOBRE A FORMA DE ORGANIZAÇÃO DAS JUVENTUDES NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE ALAGOAS, ATRAVÉS DA IMPLANTAÇÃO DO CLUBE JUVENIL. É IMPRESSIONANTE COMO A CULTURA DOCENTE DA ESCOLA AINDA DECIDE OS RUMOS A SEREM TRILHADOS PELOS ESTUDANTES. O CLUBE JUVENIL É UM ESPAÇO CRIADO COM CARÁTER DE EMPODERAMENTO DO PROTAGONISMO JUVENIL, ESPAÇO E TEMPO NO QUAL OS JOVENS ESTUDANTES SÃO CONVOCADOS A PARTICIPAREM, APRESENTANDO, NESSA ATIVIDADE PEDAGÓGICA, SEUS INTERESSES E ESCOLHAS DE VIDA, NÃO APENAS ACADÊMICA, MAS SOBRETUDO EMOCIONAL, CULTURAL, ESPORTIVA E ARTÍSTICA, OU SEJA, UM MOMENTO DE ESTAR JUNTO AOS SEUS PARES E CRIAR E DESENVOLVER AÇÕES IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA JUVENIL TÃO NECESSÁRIA EM NOSSAS ESCOLAS E COMUNIDADES. SOBRE OS ASPECTOS DISCUTIDOS RELATIVOS AS JUVENTUDES, AS VÁRIAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS A PARTIR DAS REFLEXÕES DE DAYRELL (2006, 2007), ABRANTES (2003) ENTRE OUTROS.