Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM MÓVEL: O USO DO CELULAR COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO- APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: SMARTPHONE, APRENDIZAGEM, ALUNOS, ENSINO, ENSINO Pôster (PO) GT 19 – Tecnologias e Educação
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      ESTE RESUMO EXPANDIDO FAZ PARTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO EM ANDAMENTO. PORTANTO, APONTAR-SE-Á ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, A EFICÁCIA E A CONTRIBUIÇÃO DO SMARTPHONE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.  \r\n
      OFICIALMENTE, NO BRASIL, ATUALMENTE, POSSUI MAIS SMARTPHONES ATIVOS DO QUE PESSOAS. OS NÚMEROS SÃO DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS, QUE, EM UMA NOVA EDIÇÃO DE SUA PESQUISA ANUAL DE 2018 SOBRE USO DE TECNOLOGIA, REVELOU QUE, HOJE, SÃO 220 MILHÕES DE CELULARES EM FUNCIONAMENTO NO PAÍS CONTRA 207,6 MILHÕES DE HABITANTES, DE ACORDO COM O IBGE. O BRASILEIRO JÁ UTILIZA MAIS O APARELHO CELULAR DO QUE O COMPUTADOR, AFINAL, O NÚMERO DE ACESSOS EM BANDA LARGA MÓVEL POSSUI 191,8 MILHÕES JÁ SUPERA EM MUITO O DE BANDA FIXA COM 25,4 MILHÕES.\r\n
                  DESSA FORMA, TORNA-SE RELEVANTE ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DO USO DO SMARTPHONE COMO CONTRIBUINTE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, SABENDO-SE QUE ATUALMENTE ESSE PROCESSO É VINCULADO A MÉTODOS TRADICIONAIS E FORMAIS QUE POUCO ESTIMULAM A NOVA GERAÇÃO DE ALUNOS. NESSA PERSPECTIVA, FICA CLARO QUE SOMENTE O QUADRO, O CADERNO E A CANETA NÃO SÃO MAIS SUFICIENTES PARA MANTER O ALUNO INTERESSADO A APRENDER. DIANTE DESSAS NOVAS TECNOLOGIAS, EM ESPECIAL O CELULAR, O PROFESSOR TEM UM GRANDE DESAFIO DE DESENVOLVER NOVOS MÉTODOS DE ENSINO PARA FACILITAR O APRENDIZADO E ATRAIR A ATENÇÃO DO ALUNO.\r\n
      NESSE CENÁRIO, O USO PEDAGÓGICO DO CELULAR PODE MUITO CONTRIBUIR COM A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES. A PARTIR DESTAS PESQUISAS, VÁRIOS QUESTIONAMENTOS PROMOVEM UMA PREOCUPAÇÃO COM ESSA REALIDADE, PARA A CONSTRUÇÃO DO REFERIDO ESTUDO, DENTRE OS QUAIS PODEMOS CITAR: DE QUE FORMA O CELULAR PODE SER UTILIZADO COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO-APRENDIZAGEM? QUAIS DIFICULDADES DO PROFESSOR EM INTRODUZIR O USO DESSA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA? QUAIS TECNOLOGIAS DO CELULAR O ALUNO NECESSITA PARA AUXILIAR EM SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA? QUE HABILIDADES SE MANIFESTAM COM A INTERAÇÃO DO CELULAR DO ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM? POR FIM, A INVESTIGAÇÃO EM TELA TERÁ COMO TRILHO A BUSCA POR RESPOSTAS SOBRE A INDAGAÇÃO-MATRIZ, A QUAL CHAMAMOS DE QUESTÃO PROBLEMA: DE QUE MANEIRA UTILIZAR O CELULAR COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO-APRENDIZAGEM? COMO OBJETIVO GERAL TEM-SE: ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DO USO DO CELULAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: DESCREVER DE QUE FORMA O CELULAR PODE SER UTILIZADO COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO-APRENDIZAGEM; VERIFICAR QUAIS SÃO AS DIFICULDADES DO PROFESSOR EM INTRODUZIR O USO DESSA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA; IDENTIFICAR QUAIS TECNOLOGIAS DO CELULAR O ALUNO NECESSITA PARA AUXILIAR EM SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA; CONHECER AS HABILIDADES QUE SE MANIFESTAM COM A INTERAÇÃO DO CELULAR DO ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA.
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE RESUMO EXPANDIDO FAZ PARTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO EM ANDAMENTO. PORTANTO, APONTAR-SE-Á ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, A EFICÁCIA E A CONTRIBUIÇÃO DO SMARTPHONE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OFICIALMENTE, NO BRASIL, ATUALMENTE, POSSUI MAIS SMARTPHONES ATIVOS DO QUE PESSOAS. OS NÚMEROS SÃO DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS, QUE, EM UMA NOVA EDIÇÃO DE SUA PESQUISA ANUAL DE 2018 SOBRE USO DE TECNOLOGIA, REVELOU QUE, HOJE, SÃO 220 MILHÕES DE CELULARES EM FUNCIONAMENTO NO PAÍS CONTRA 207,6 MILHÕES DE HABITANTES, DE ACORDO COM O IBGE. O BRASILEIRO JÁ UTILIZA MAIS O APARELHO CELULAR DO QUE O COMPUTADOR, AFINAL, O NÚMERO DE ACESSOS EM BANDA LARGA MÓVEL POSSUI 191,8 MILHÕES JÁ SUPERA EM MUITO O DE BANDA FIXA COM 25,4 MILHÕES. DESSA FORMA, TORNA-SE RELEVANTE ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DO USO DO SMARTPHONE COMO CONTRIBUINTE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, SABENDO-SE QUE ATUALMENTE ESSE PROCESSO É VINCULADO A MÉTODOS TRADICIONAIS E FORMAIS QUE POUCO ESTIMULAM A NOVA GERAÇÃO DE ALUNOS. NESSA PERSPECTIVA, FICA CLARO QUE SOMENTE O QUADRO, O CADERNO E A CANETA NÃO SÃO MAIS SUFICIENTES PARA MANTER O ALUNO INTERESSADO A APRENDER. DIANTE DESSAS NOVAS TECNOLOGIAS, EM ESPECIAL O CELULAR, O PROFESSOR TEM UM GRANDE DESAFIO DE DESENVOLVER NOVOS MÉTODOS DE ENSINO PARA FACILITAR O APRENDIZADO E ATRAIR A ATENÇÃO DO ALUNO. NESSE CENÁRIO, O USO PEDAGÓGICO DO CELULAR PODE MUITO CONTRIBUIR COM A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES. A PARTIR DESTAS PESQUISAS, VÁRIOS QUESTIONAMENTOS PROMOVEM UMA PREOCUPAÇÃO COM ESSA REALIDADE, PARA A CONSTRUÇÃO DO REFERIDO ESTUDO, DENTRE OS QUAIS PODEMOS CITAR: DE QUE FORMA O CELULAR PODE SER UTILIZADO COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO-APRENDIZAGEM? QUAIS DIFICULDADES DO PROFESSOR EM INTRODUZIR O USO DESSA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA? QUAIS TECNOLOGIAS DO CELULAR O ALUNO NECESSITA PARA AUXILIAR EM SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA? QUE HABILIDADES SE MANIFESTAM COM A INTERAÇÃO DO CELULAR DO ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM? POR FIM, A INVESTIGAÇÃO EM TELA TERÁ COMO TRILHO A BUSCA POR RESPOSTAS SOBRE A INDAGAÇÃO-MATRIZ, A QUAL CHAMAMOS DE QUESTÃO PROBLEMA: DE QUE MANEIRA UTILIZAR O CELULAR COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO-APRENDIZAGEM? COMO OBJETIVO GERAL TEM-SE: ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DO USO DO CELULAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: DESCREVER DE QUE FORMA O CELULAR PODE SER UTILIZADO COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO-APRENDIZAGEM; VERIFICAR QUAIS SÃO AS DIFICULDADES DO PROFESSOR EM INTRODUZIR O USO DESSA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA; IDENTIFICAR QUAIS TECNOLOGIAS DO CELULAR O ALUNO NECESSITA PARA AUXILIAR EM SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA; CONHECER AS HABILIDADES QUE SE MANIFESTAM COM A INTERAÇÃO DO CELULAR DO ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA.

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