A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS VEM SE ESTABELECENDO COMO UMA DAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. ELA AUXILIA O PROFESSOR NA SUA PRÁTICA EDUCACIONAL, TORNANDO-O UM PESQUISADOR DE SOLUÇÕES BEM FUNDAMENTADAS PARA AS QUESTÕES PROPOSTAS, E IMPLEMENTANDO MUDANÇAS CONCRETAS NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONCEITOS E NOVOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS; AO ALUNO É ATRIBUÍDO O PAPEL DE PROTAGONISTA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, UMA VEZ QUE ELE PASSA A GERENCIAR INFORMAÇÕES, TOMAR DECISÕES E PERCEBER O CARÁTER UTILITÁRIO DA MATEMÁTICA. SOB ESSE ASPECTO, TORNA-SE RELEVANTE MODIFICAR A METODOLOGIA TRADICIONAL, PAUTADA EM EXERCÍCIOS DO TIPO CALCULE E DETERMINE E INSERIR OS PRECEITOS E ETAPAS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. ESTE TRABALHO FUNDAMENTA-SE PRINCIPALMENTE NOS TRABALHOS DE GEORGE POLYA (1995) SOBRE A HEURÍSTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, E EM ANÁLISE DE DADOS E CONTEÚDO. A ATIVIDADE PROPOSTA CONSISTIU EM QUATRO PROBLEMAS RELACIONADOS AO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS DUAS PRIMEIRAS UNIDADES DO COMPONENTE CURRICULAR CÁLCULO I E CONTOU COM 132 ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO (DIVIDIDOS EM GRUPOS) DOS CURSOS DE BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA E BACHARELADO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO, CAMPUS PAU DOS FERROS. A ANÁLISE REALIZADA MOSTROU QUE EXISTE, EM ALGUNS GRUPOS, DIFICULDADES EM ESCRITA, ORGANIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE CONECTIVOS LÓGICOS, BEM COMO DÉFICIT NA ORGANIZAÇÃO SISTEMÁTICA DAS ETAPAS DE RESOLUÇÃO DO PROBLEMA PROPOSTO. APESAR DISSO, HOUVE UMA MELHORA NAS NOTAS DO COMPONENTE CURRICULAR EM RELAÇÃO À UNIDADE ANTERIOR E UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS DISCENTES.