A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO SUBSÍDIO DIDÁDICO PARA O COMPONENTE CURRICULAR CÁLCULO I
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58792 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 633 "inscrito_id" => 2846 "titulo" => "A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO SUBSÍDIO DIDÁDICO PARA O COMPONENTE CURRICULAR CÁLCULO I" "resumo" => "A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS VEM SE ESTABELECENDO COMO UMA DAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. ELA AUXILIA O PROFESSOR NA SUA PRÁTICA EDUCACIONAL, TORNANDO-O UM PESQUISADOR DE SOLUÇÕES BEM FUNDAMENTADAS PARA AS QUESTÕES PROPOSTAS, E IMPLEMENTANDO MUDANÇAS CONCRETAS NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONCEITOS E NOVOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS; AO ALUNO É ATRIBUÍDO O PAPEL DE PROTAGONISTA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, UMA VEZ QUE ELE PASSA A GERENCIAR INFORMAÇÕES, TOMAR DECISÕES E PERCEBER O CARÁTER UTILITÁRIO DA MATEMÁTICA. SOB ESSE ASPECTO, TORNA-SE RELEVANTE MODIFICAR A METODOLOGIA TRADICIONAL, PAUTADA EM EXERCÍCIOS DO TIPO CALCULE E DETERMINE E INSERIR OS PRECEITOS E ETAPAS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. ESTE TRABALHO FUNDAMENTA-SE PRINCIPALMENTE NOS TRABALHOS DE GEORGE POLYA (1995) SOBRE A HEURÍSTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, E EM ANÁLISE DE DADOS E CONTEÚDO. A ATIVIDADE PROPOSTA CONSISTIU EM QUATRO PROBLEMAS RELACIONADOS AO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS DUAS PRIMEIRAS UNIDADES DO COMPONENTE CURRICULAR CÁLCULO I E CONTOU COM 132 ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO (DIVIDIDOS EM GRUPOS) DOS CURSOS DE BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA E BACHARELADO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO, CAMPUS PAU DOS FERROS. A ANÁLISE REALIZADA MOSTROU QUE EXISTE, EM ALGUNS GRUPOS, DIFICULDADES EM ESCRITA, ORGANIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE CONECTIVOS LÓGICOS, BEM COMO DÉFICIT NA ORGANIZAÇÃO SISTEMÁTICA DAS ETAPAS DE RESOLUÇÃO DO PROBLEMA PROPOSTO. APESAR DISSO, HOUVE UMA MELHORA NAS NOTAS DO COMPONENTE CURRICULAR EM RELAÇÃO À UNIDADE ANTERIOR E UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS DISCENTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM, CÁLCULO I" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID2846_23072019180946.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO HENRIQUE DAS CHAGAS SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULO HENRIQUE" "autor_email" => "paulo.silva@ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58792 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 633 "inscrito_id" => 2846 "titulo" => "A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO SUBSÍDIO DIDÁDICO PARA O COMPONENTE CURRICULAR CÁLCULO I" "resumo" => "A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS VEM SE ESTABELECENDO COMO UMA DAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. ELA AUXILIA O PROFESSOR NA SUA PRÁTICA EDUCACIONAL, TORNANDO-O UM PESQUISADOR DE SOLUÇÕES BEM FUNDAMENTADAS PARA AS QUESTÕES PROPOSTAS, E IMPLEMENTANDO MUDANÇAS CONCRETAS NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONCEITOS E NOVOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS; AO ALUNO É ATRIBUÍDO O PAPEL DE PROTAGONISTA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, UMA VEZ QUE ELE PASSA A GERENCIAR INFORMAÇÕES, TOMAR DECISÕES E PERCEBER O CARÁTER UTILITÁRIO DA MATEMÁTICA. SOB ESSE ASPECTO, TORNA-SE RELEVANTE MODIFICAR A METODOLOGIA TRADICIONAL, PAUTADA EM EXERCÍCIOS DO TIPO CALCULE E DETERMINE E INSERIR OS PRECEITOS E ETAPAS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. ESTE TRABALHO FUNDAMENTA-SE PRINCIPALMENTE NOS TRABALHOS DE GEORGE POLYA (1995) SOBRE A HEURÍSTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, E EM ANÁLISE DE DADOS E CONTEÚDO. A ATIVIDADE PROPOSTA CONSISTIU EM QUATRO PROBLEMAS RELACIONADOS AO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS DUAS PRIMEIRAS UNIDADES DO COMPONENTE CURRICULAR CÁLCULO I E CONTOU COM 132 ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO (DIVIDIDOS EM GRUPOS) DOS CURSOS DE BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA E BACHARELADO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO, CAMPUS PAU DOS FERROS. A ANÁLISE REALIZADA MOSTROU QUE EXISTE, EM ALGUNS GRUPOS, DIFICULDADES EM ESCRITA, ORGANIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE CONECTIVOS LÓGICOS, BEM COMO DÉFICIT NA ORGANIZAÇÃO SISTEMÁTICA DAS ETAPAS DE RESOLUÇÃO DO PROBLEMA PROPOSTO. APESAR DISSO, HOUVE UMA MELHORA NAS NOTAS DO COMPONENTE CURRICULAR EM RELAÇÃO À UNIDADE ANTERIOR E UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS DISCENTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM, CÁLCULO I" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID2846_23072019180946.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO HENRIQUE DAS CHAGAS SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULO HENRIQUE" "autor_email" => "paulo.silva@ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }