ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE APLICÁVEL AOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB OS ASPECTOS DA SEMIÓTICA RELACIONANDO-OS AO CONTO POPULAR, COM O INTUITO DE PROVAR O QUANTO ESSA ESFERA DO CONHECIMENTO É CAPAZ DE REVELAR AS FORMAS E OS SIGNIFICADOS DE TUDO O QUE CERCA O UNIVERSO DAS LETRAS. PARA TAL, APRESENTA-SE COMO OBJETIVO GERAL DA PESQUISA MOSTRAR QUE A ANÁLISE SEMIÓTICA PODE TORNAR-SE ATRATIVA E PRAZEROSA PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PRINCIPALMENTE QUANDO ESTÁ ALIADA A UM DOS TIPOS DE TEXTO MAIS ENCANTADORES DA CULTURA BRASILEIRA. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, PROPOMOS: COMPREENDER A SIGNIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CONTO POPULAR, O TEMPO, O ESPAÇO, OS SUJEITOS, REVELANDO, ASSIM, TODA A SUA ABRANGÊNCIA INTERPRETATIVA; E REVELAR DIVERSAS POSSIBILIDADES APLICÁVEIS ÀS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA FRENTE AO TRABALHO PEDAGÓGICO COM A SEMIÓTICA. ASSIM, DIVIDIMOS A ABORDAGEM EM NÍVEIS DE LEITURA COM BASE TEÓRICA NAS IDEIAS PROPOSTAS POR AUTORES QUE POSSUEM RESPALDO NA ÁREA DE ESTUDOS SEMIÓTICOS, CARACTERIZANDO A PESQUISA COMO BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. AO FINAL, REFLETIMOS SOBRE O QUANTO A INCLUSÃO DA SEMIÓTICA EM ATIVIDADES DE TURMAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PODE SER HABITUAL, GRATIFICANTE E SIGNIFICATIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POIS A LEITURA TEXTUAL NESSE CONTEXTO PARTE DO CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO E PASSA A ENVOLVÊ-LO NO CONHECIMENTO TEÓRICO DA LINGUAGEM.