ESTE TRABALHO TECE ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ETAPA DE REGÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA ESTADUAL OSWALDO CRUZ, NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ- AM, QUE TEM COMO FINALIDADE CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE PARA A NOSSA FORMAÇÃO COMO FUTUROS PROFESSORES, CONTRIBUIÇÕES ESSAS QUE VÃO ALÉM DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR, ALÉM DISSO A OPORTUNIDADE DE CONHECERMOS A REALIDADE QUE HOJE OS PROFESSORES E A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ENCONTRAM-SE. PARA A REALIZAÇÃO DESTE, FEZ-SE NECESSÁRIO A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO QUE TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO PROPORCIONAR ATIVIDADES AOS ALUNOS QUE PERMITEM A APRENDIZAGEM ACERCA DOS ASSUNTOS DE FLEXÕES DOS SUBSTANTIVOS (GÊNEROS MASCULINOS E FEMININOS) E (SINGULAR E PLURAL) E AINDA PROMOVER EXERCÍCIOS PARA QUE FIQUE FIXO O CONTEÚDO, ALÉM DE PROPICIAR INCENTIVOS A LEITURA E A ESCRITA. O PÚBLICO ALVO DESTE PROJETO FORAM OS ALUNOS DA 2º SÉRIE 01 E 02 DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA OSWALDO CRUZ. A METODOLOGIA UTILIZADA É DE CUNHO QUALITATIVO E BIBLIOGRÁFICO. PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO PAUTOU-SE EM: ALARCÃO (2011), ALMEIDA (2003), ANTUNES (2003), ANTUNES (2000), BORTONI RICARDO (2012), BRASIL (1998), GUERRA (1995), KLEIMAN (2001), LIBÂNEO (1994) LOPES (1991) LOPES (1999) SAVIANI (2004) SOARES (2002) VEIGA (1991).