DESDE OS PRIMÓRDIOS DA EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE A ARTE ALIADA A GEOGRAFIA FORAM UTILIZADAS COMO PRINCIPAL FERRAMENTA DE COMPREENSÃO DO ESPAÇO. NA AUSÊNCIA DE CÂMERAS FOTOGRÁFICAS, AS PAISAGENS POR SUA VEZ, FORAM UTILIZADAS PELA HUMANIDADE PARA RETRATAR SUAS VIVÊNCIAS DESDE ÉPOCAS PRIMITIVAS; COMO AS PINTURAS RUPESTRES; PASSANDO PELA IDADE MODERNA (LEONARDO DA VINCI) ATÉ CHEGAR NA IDADE CONTEMPORÂNEA (COM MAPAS ELABORADOS A PARTIR DE IMAGENS DE SATÉLITES). É NESSA PERSPECTIVA DE COMPREENSÃO QUE ESSE TRABALHO É FUNDAMENTADO, POR MEIO DA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS SOBRE O ESPAÇO REGIONAL AO QUAL ESTÃO INSERIDOS E HABITAM, NO RIO GRANDE DO NORTE. O OBJETIVO DO ESTUDO É OBSERVAR AS PAISAGENS DO SEMIÁRIDO POTIGUAR, CATALOGAR AS CIDADES QUE COMPÕEM ESSE BIOMA JUNTAMENTE COM O ENTENDIMENTO DA FAUNA E DA FLORA DESSA PAISAGEM. AS OFICINAS DA APLICAÇÃO DESSE TRABALHO, SERÃO LOGO APÓS AS APRESENTAÇÕES SOBRE O TEMA PROPOSTO, COM SLIDES OU RECORTES DE REVISTAS ANTIGAS PARA OBTENÇÃO DESSE SIGNIFICADO COMO PRESSUPOSTO INICIAL DA AULA, UMA VEZ QUE O ENTENDIMENTO QUE MUITOS TEM DESSE LUGAR É UM ESPAÇO “CINZA” E SEM VIDA. COMO TENTATIVA DE ENALTECER AS PINTURAS E DESENHOS SOBRE ESSE TEMA, OS TRABALHOS SERÃO EXPOSTOS PELA ESCOLA QUE RECEBERÁ A OFICINA PARA QUE TODOS TENHAM CONHECIMENTO DA COMPREENSÃO DO SEMIÁRIDO DO RIO GRANDE DO NORTE. O TRABALHO PODE SER APLICADO DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ O ENSINO SUPERIOR, UMA VEZ QUE O TEMA É POUCO EXPLORADO, PORÉM MUITO IMPORTANTE PARA COMPREENSÃO DA REGIÃO NORDESTE ONDE ENCONTRA-SE UM BIOMA EXCLUSIVAMENTE BRASILEIRO, A CAATINGA.