ESTE ARTIGO É RESULTADO DE UMA PESQUISA REALIZADA NO ÂMBITO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR III EM GESTÃO ESCOLAR, DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UAG/UFRPE. O OBJETIVO DA PESQUISA É ANALISAR A GESTÃO DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE GARANHUNS/PE CONSIDERANDO A INFRAESTRUTURA, O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E A PROPOSTA CURRICULAR. PARA ALCANÇAR ESSE OBJETIVO, DEFINIMOS OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1) IDENTIFICAR PROBLEMAS E APONTAR SOLUÇÕES EM RELAÇÃO À INFRAESTRUTURA DA ESCOLA; 2) CONHECER O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA, APONTANDO PROBLEMAS E SOLUÇÕES; 3) ANALISAR A PRÁTICA DA DIREÇÃO E DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA; 4) CONHECER O QUE AS PROFESSORAS PENSAM SOBRE O CURRÍCULO DA ESCOLA. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA E CONTOU COM OS SEGUINTES PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: OBSERVAÇÃO, ENTREVISTA E ANÁLISE DOCUMENTAL. O CAMPO DA PESQUISA É UMA ESCOLA DA REDE DE ENSINO DE GARANHUNS – PE. PARA A OBTENÇÃO DOS DADOS TIVEMOS OS SEGUINTES SUJEITOS DA PESQUISA: A DIREÇÃO DA ESCOLA, A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E UMA PROFESSORA. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTAM PARA A IMPORTÂNCIA DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS, BEM COMO PARA A VALORIZAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS. ASSIM, A FORMA DE ORGANIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR III, COM FOCO NA GESTÃO ESCOLAR, FORTALECEU A NOSSA FORMAÇÃO INICIAL COMO PROFESSORES/PESQUISADORES, PROPORCIONANDO A COMPREENSÃO DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE UMA ESCOLA A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA ESTUDADA NA UNIVERSIDADE E A PRÁTICA DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE GARANHUNS - PE.