Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FERNÃO MENDES PINTO, UM PEREGRINO NA SALA DE AULA: CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA NA PEREGRINAÇÃO

Palavra-chaves: FERNÃO MENDES PINTO, NARRATIVA DE VIAGEM, CURRÍCULO, ENSINO DE HISTÓRIA. Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60517 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3619 "inscrito_id" => 4379 "titulo" => """ FERNÃO MENDES PINTO, UM PEREGRINO NA SALA DE AULA:\r\n CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA NA PEREGRINAÇÃO """ "resumo" => "RESULTADO DE DISSERTAÇÃO APRESENTADA PARA OBTENÇÃO DE TÍTULO DE MESTRE EM HISTÓRIA PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA IBÉRICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS – UNIFAL/MG, 2014/16, SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR DR. CARLOS TADEU SIEPIERSKI, A PESQUISA TEVE O OBJETIVO DE AVERIGUAR O POTENCIAL TEMÁTICO DA PEREGRINAÇÃO, DE FERNÃO MENDES PINTO, PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL. DADA A INVISIBILIDADE DESSA FONTE BIBLIOGRÁFICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA, PRETENDEU-SE INTRODUZIR PARA PROFESSORES E ALUNOS AS EXCURSÕES E OS RELATOS DO VIAJANTE PORTUGUÊS DURANTE O CHAMADO CICLO DAS GRANDES NAVEGAÇÕES. DOIS EIXOS TEMÁTICOS OFERECERAM POSSIBILIDADES DE “ENTRADAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS” AO PROFESSOR/A QUE, DE FORMA EVENTUAL, OPTE POR “TRABALHAR” O LIVRO EM SUAS AULAS: 1 - A ABERTURA PORTUGUESA PARA A ÁSIA NAS DESCRIÇÕES DO CRONISTA; 2 - AS CONVENÇÕES EM TORNO DAS ORIGENS DA “PRIMEIRA GLOBALIZAÇÃO”, ENTRE OS SÉCULOS 15 E 16, CAPTADAS NOS RELATOS DA PEREGRINAÇÃO - FONTE PRIMÁRIA A PARTIR DA QUAL FEZ-SE A REVISÃO METODOLÓGICA DA LITERATURA CONCERNENTE AO TEMA. DADO O SEU CARÁTER MULTIDISCIPLINAR, A EXPECTATIVA FOI A DE QUE OS ESCRITOS DO PEREGRINO AUXILIEM UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS SENTIDOS DAS NAVEGAÇÕES PORTUGUESAS PARA ALÉM DO QUE TRADICIONALMENTE SE VÊ NO CONTEÚDO DE HISTÓRIA DO BRASIL.RESULTADO DE DISSERTAÇÃO APRESENTADA PARA OBTENÇÃO DE TÍTULO DE MESTRE EM HISTÓRIA PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA IBÉRICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "FERNÃO MENDES PINTO, NARRATIVA DE VIAGEM, CURRÍCULO, ENSINO DE HISTÓRIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID4379_23092019211514.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUÍS CÉSAR SCHIAVETTO" "autor_nome_curto" => "LUÍS SCHIAVETTO" "autor_email" => "schiavetto.lc@gmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL WILSON HEDY MOLINARI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60517 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3619 "inscrito_id" => 4379 "titulo" => """ FERNÃO MENDES PINTO, UM PEREGRINO NA SALA DE AULA:\r\n CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA NA PEREGRINAÇÃO """ "resumo" => "RESULTADO DE DISSERTAÇÃO APRESENTADA PARA OBTENÇÃO DE TÍTULO DE MESTRE EM HISTÓRIA PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA IBÉRICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS – UNIFAL/MG, 2014/16, SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR DR. CARLOS TADEU SIEPIERSKI, A PESQUISA TEVE O OBJETIVO DE AVERIGUAR O POTENCIAL TEMÁTICO DA PEREGRINAÇÃO, DE FERNÃO MENDES PINTO, PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL. DADA A INVISIBILIDADE DESSA FONTE BIBLIOGRÁFICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA, PRETENDEU-SE INTRODUZIR PARA PROFESSORES E ALUNOS AS EXCURSÕES E OS RELATOS DO VIAJANTE PORTUGUÊS DURANTE O CHAMADO CICLO DAS GRANDES NAVEGAÇÕES. DOIS EIXOS TEMÁTICOS OFERECERAM POSSIBILIDADES DE “ENTRADAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS” AO PROFESSOR/A QUE, DE FORMA EVENTUAL, OPTE POR “TRABALHAR” O LIVRO EM SUAS AULAS: 1 - A ABERTURA PORTUGUESA PARA A ÁSIA NAS DESCRIÇÕES DO CRONISTA; 2 - AS CONVENÇÕES EM TORNO DAS ORIGENS DA “PRIMEIRA GLOBALIZAÇÃO”, ENTRE OS SÉCULOS 15 E 16, CAPTADAS NOS RELATOS DA PEREGRINAÇÃO - FONTE PRIMÁRIA A PARTIR DA QUAL FEZ-SE A REVISÃO METODOLÓGICA DA LITERATURA CONCERNENTE AO TEMA. DADO O SEU CARÁTER MULTIDISCIPLINAR, A EXPECTATIVA FOI A DE QUE OS ESCRITOS DO PEREGRINO AUXILIEM UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS SENTIDOS DAS NAVEGAÇÕES PORTUGUESAS PARA ALÉM DO QUE TRADICIONALMENTE SE VÊ NO CONTEÚDO DE HISTÓRIA DO BRASIL.RESULTADO DE DISSERTAÇÃO APRESENTADA PARA OBTENÇÃO DE TÍTULO DE MESTRE EM HISTÓRIA PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA IBÉRICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "FERNÃO MENDES PINTO, NARRATIVA DE VIAGEM, CURRÍCULO, ENSINO DE HISTÓRIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID4379_23092019211514.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUÍS CÉSAR SCHIAVETTO" "autor_nome_curto" => "LUÍS SCHIAVETTO" "autor_email" => "schiavetto.lc@gmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL WILSON HEDY MOLINARI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

RESULTADO DE DISSERTAÇÃO APRESENTADA PARA OBTENÇÃO DE TÍTULO DE MESTRE EM HISTÓRIA PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA IBÉRICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS – UNIFAL/MG, 2014/16, SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR DR. CARLOS TADEU SIEPIERSKI, A PESQUISA TEVE O OBJETIVO DE AVERIGUAR O POTENCIAL TEMÁTICO DA PEREGRINAÇÃO, DE FERNÃO MENDES PINTO, PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL. DADA A INVISIBILIDADE DESSA FONTE BIBLIOGRÁFICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA, PRETENDEU-SE INTRODUZIR PARA PROFESSORES E ALUNOS AS EXCURSÕES E OS RELATOS DO VIAJANTE PORTUGUÊS DURANTE O CHAMADO CICLO DAS GRANDES NAVEGAÇÕES. DOIS EIXOS TEMÁTICOS OFERECERAM POSSIBILIDADES DE “ENTRADAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS” AO PROFESSOR/A QUE, DE FORMA EVENTUAL, OPTE POR “TRABALHAR” O LIVRO EM SUAS AULAS: 1 - A ABERTURA PORTUGUESA PARA A ÁSIA NAS DESCRIÇÕES DO CRONISTA; 2 - AS CONVENÇÕES EM TORNO DAS ORIGENS DA “PRIMEIRA GLOBALIZAÇÃO”, ENTRE OS SÉCULOS 15 E 16, CAPTADAS NOS RELATOS DA PEREGRINAÇÃO - FONTE PRIMÁRIA A PARTIR DA QUAL FEZ-SE A REVISÃO METODOLÓGICA DA LITERATURA CONCERNENTE AO TEMA. DADO O SEU CARÁTER MULTIDISCIPLINAR, A EXPECTATIVA FOI A DE QUE OS ESCRITOS DO PEREGRINO AUXILIEM UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS SENTIDOS DAS NAVEGAÇÕES PORTUGUESAS PARA ALÉM DO QUE TRADICIONALMENTE SE VÊ NO CONTEÚDO DE HISTÓRIA DO BRASIL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.