A METODOLOGIA ATIVA (MA) É UMA CONCEPÇÃO EDUCATIVA QUE ESTIMULA PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM CRÍTICO-REFLEXIVOS, NO QUAL O EDUCANDO PARTICIPA E SE COMPROMETE COM SEU APRENDIZADO. OBJETIVO DESTE TRABALHO É RELATAR A EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM APREENDIDO DURANTE O CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PRECEPTORES DO SUS. O ESTUDO APRESENTA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DESCRITIVA, TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA. O PERÍODO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PRECEPTORES DO SUS FOI DURANTE UM ANO COM ENCONTROS QUINZENAIS DURANTE O MÊS. PARA AUXILIAR NA COLETA DE DADOS FOI APROVEITADA AS ANOTAÇÕES CONTIDAS NO PORTFÓLIO REFLEXIVO DESENVOLVIDO DURANTE O CURSO. APÓS ANÁLISE DOS DADOS, FORAM SELECIONADAS QUATRO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DESCRITAS NESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA. PORTANTO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE TODAS AS ATIVIDADES EDUCACIONAIS CONTRIBUÍRAM PARA PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, E FICA CLARO QUE EM CADA ATIVIDADE REALIZADA A PARTIR DE NOVAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS É CAPAZ DE PERMITIR QUE O DISCENTE ALCANCE COMPETÊNCIAS PARA O EXERCÍCIO ACADÊMICO E PROFISSIONAL. ADEMAIS, A EXPERIÊNCIA DEMANDA COMPREENDER QUE A ATIVIDADE DO DOCENTE NÃO SE RESUME À TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS, E SIM TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM FORMAÇÃO.