AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL POSSUEM O DEVER DE PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO ATIVIDADES VOLTADAS PARA A PESQUISA, INCLUINDO AQUI OS CURSOS DE DIREITO, ANTE TAL EXIGÊNCIA O PRESENTE ESTUDO BUSCA ANALISAR COMO QUAL O NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES SOBRE AS METODOLOGIAS, DE MODO A IDENTIFICAR O ÍNDICE DE UTILIZAÇÃO E COMO OCORRE O USO E O DOMÍNIO DOS MÉTODOS EMPÍRICOS NAS PESQUISAS EMPÍRICAS DESENVOLVIDAS PELOS ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO EM DETERMINADA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA/CE, QUE ESTÃO CURSANDO A DISCIPLINA DE PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO NO PERÍODO DE 2019.2, JUSTIFICANDO-SE A MEDIDA QUE É NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS QUE SE ADEQUEM A INTERDISCIPLINARES E SEJAM CAPAZES DE COMPREENDER A COMPLEXIDADES DOS FENÔMENOS JURÍDICOS E SOCIAIS. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTIU EM UM PRIMEIRO MOMENTO NA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO ONLINE, PARA IDENTIFICAR SE OS ESTUDANTES TIVERAM CONTATO PRÉVIO COM DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS E O CONHECIMENTOS SOBRE OS MÉTODOS, ESPECIALMENTE OS EMPÍRICOS, PARA EM MOMENTO POSTERIOR, ANALISAR O ÍNDICE DE UTILIZAÇÃO DESTES MÉTODOS E SUA ADEQUAÇÃO NOS ESTUDOS. CONCLUINDO ATÉ O MOMENTO, QUE OS DISCENTES CONHECEM OS MÉTODOS EMPÍRICOS E SE CONSIDERAM CAPAZES DE UTILIZÁ-LOS, O QUE APONTA UMA APROXIMAÇÃO DO DIREITO COM ESTA ABORDAGEM, MAS AINDA DEMANDA MAIOR INCENTIVO PARA SUA UTILIZAÇÃO.