O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA POSSUI COMO FINALIDADE APERFEIÇOAR A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE ARTICULANDO A CAPACIDADE DE RELACIONAR AS TEORIAS APRENDIDAS NA UNIVERSIDADE COM A PRÁTICA DOCENTE NO ESPAÇO ESCOLAR. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR A CONTRIBUIÇÃO QUE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PODE PROPORCIONAR A FORMAÇÃO INICIAL DOS FUTUROS PROFESSORES. OS CAMINHOS METODOLÓGICOS PERCORRIDOS PELA PRESENTE INVESTIGAÇÃO POSSUEM CARACTERÍSTICAS DE CARÁTER QUALITATIVO, BASEANDO-SE, PRINCIPALMENTE, EM ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS. A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES CONSISTE EM UMA DAS PRINCIPAIS TÉCNICAS PARA PREPARAR OS ALUNOS NA ATUAÇÃO NAS ESCOLAS, SENDO NECESSÁRIO QUE OS DOCENTES TENHAM OPORTUNIDADES DE CONSTANTE ATUALIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PARA DESENVOLVER O SEU TRABALHO, CAPACITANDO ASSIM, PROFISSIONAIS QUE SEJAM AGENTES DE TRANSFORMAÇÕES, PODENDO ATUAR DE FORMA CRÍTICA E REFLEXIVA NA AÇÃO PEDAGÓGICA.
PALAVRAS-CHAVES: FORMAÇÃO INICIAL, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FUTUROS PROFESSORES.