APÓS UM ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS MÁXIMO AQUINO PEIXOTO E MARIA DE LOURDES QUEIROZ DE ALMEIDA SITUADAS NA ZONA RURAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA., COM O FOCO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO QUE DIZ RESPEITO À LEITURA, ELABOROU-SE O REFERIDO ARTIGO COM O OBJETIVO REFERENCIAR E RESSALTAR PRÁTICAS DE PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS QUE PODEM SER UTILIZADOS PARA SANAR AS DIFICULDADES EXISTENTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E SUAS ATRIBUIÇÕES. TRATA-SE DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, QUE RESPECTIVAMENTE INTRODUZ LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS PARA JUSTIFICAR A REALIDADE EM RELATO, POSSIBILITANDO LISTAR PROCEDIMENTOS QUE POSSAM SER UTILIZADOS PELOS PROFISSIONAIS DA ÁREA PARA MINIMIZAR AS DIFICULDADES DE LEITURA NAS ESCOLAS EM QUESTÃO. O ESTUDO FEITO SOBRE O TEMA NOS LEVA A PENSAR EM UMA PRÁTICA EDUCATIVA ONDE O PROFISSIONAL DE PEDAGOGIA POSSA DESENVOLVER SEUS TRABALHOS DENTRO DA LINHA DE RACIOCÍNIO DE QUE TODOS SÃO CAPAZES DE CONSTRUIR SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO E QUE O PEDAGOGO É O MEDIADOR ENTRE O SUJEITO E A APRENDIZAGEM.