O OBJETIVO DESSE ARTIGO É ANALISAR A PRAXEOLOGIA MATEMÁTICA DO ESTUDO ÁREA DE TRIÂNGULOS, PRESENTE EM UM DOS LIVROS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, APROVADO PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – PNLD 2017. COMO APORTE TEÓRICO PARA ANÁLISE, UTILIZAMOS A TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO – TAD, PROPOSTA POR CHEVALLARD (1999) E SEUS COLABORADORES. EM NOSSA METODOLOGIA TRABALHAMOS COM UMA ABORDAGEM DOCUMENTAL DE CARÁTER QUALITATIVO, ONDE BUSCAMOS CARACTERIZAR A ORGANIZAÇÃO MATEMÁTICA (OM) DO LIVRO DIDÁTICO ADOTADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SALOÁ/PE REFERENTE AO ENSINO DE ÁREA DE TRIÂNGULOS. ANALISAMOS OS TIPOS DE TAREFAS DO CAPÍTULO RELATIVO AO NOSSO OBJETO DE PESQUISA, ONDE NO GERAL IDENTIFICAMOS UM TOTAL DE 39 ITENS, SENDO ELES DIVIDIDOS EM 7 TIPOS DE TAREFAS. O RESULTADO DA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO MOSTRA QUE O AUTOR DÁ ÊNFASE EM TAREFAS DE DETERMINAR A MEDIDA DE ÁREA (TD), DEIXANDO DE LADO OUTROS TIPOS DE TAREFAS QUE DEVEM SER EXPLORADOS COMO (TC,TP E TU), QUE POSSIBILITAM AO ESTUDANTE CONSTRUIR E COMPREENDER O CONCEITO DE ÁREA DE TRIÂNGULOS