O TRABALHO ABORDA A MODELAGEM MATEMÁTICA (MM) COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO AOS ALUNOS NA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO FUNÇÃO AFIM, E NA APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS ABSTRATOS POR JOVENS E ADULTOS, UTILIZANDO-SE COMO CONTEXTO DE PESQUISA PROBLEMAS ENVOLVENDO SITUAÇÕES COTIDIANAS. PARA TANTO, FOI REALIZADA PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO PESQUISA-AÇÃO, POR MEIO DE ENTREVISTAS COM APLICAÇÃO DE FORMULÁRIOS PADRONIZADOS COM PERGUNTAS SEMIESTRUTURADAS. VERIFICOU-SE QUE OS ESTUDANTES MELHORARAM QUANTITATIVAMENTE O DESEMPENHO APÓS AS INTERVENÇÕES E PROPOSIÇÕES QUE CONTEMPLARAM SITUAÇÕES VINCULADAS A VIVÊNCIAS E QUE ESTIMULARAM A CRIATIVIDADE PARA A RESOLUÇÃO DAS SITUAÇÕES PROPOSTAS. ASSIM, EVIDENCIOU-SE QUE A MM É ALTERNATIVA PEDAGÓGICA QUE TORNA O ENSINO MAIS AGRADÁVEL E SIGNIFICATIVO, CONSTITUINDO MÉTODO PROMISSOR PARA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, QUANDO ASSOCIADOS A OUTROS COMPONENTES CURRICULARES, INDEPENDENTEMENTE DO NÍVEL DE ESCOLARIDADE E DA ÁREA. DESSA MANEIRA, VERIFICOU-SE QUE PROPOSTAS QUE CONTEMPLAM SITUAÇÕES VINCULADAS À CULTURA DO ALUNO E QUE ESTIMULAM A CRIATIVIDADE SÃO EFICIENTES PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS.