AS AULAS TIDAS COMO TRADICIONAIS SÃO AQUELAS EM QUE O PROFESSOR UTILIZA APENAS QUADRO
E PINCEL, CUJO CONTEÚDO ABORDADO É EXPLICADO ORALMENTE. ENTRE AS INÚMERAS DISCIPLINAS COM
AULAS TRADICIONAIS DESTACA-SE A DE QUÍMICA, QUE NA MAIORIA DAS VEZES É VISTA PELOS ALUNOS DE
ENSINO MÉDIO COMO UMA DAS MAIS DIFÍCEIS, FATO QUE PODE SER ATRIBUÍDO AO USO DE MUITAS
FÓRMULAS E CÁLCULOS MATEMÁTICOS NECESSÁRIOS A DETERMINADO CONTEÚDO. PORTANTO O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FAZER UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE UMA AULA
MINISTRADA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CONFRONTANDO-A COM UMA AULA TRADICIONAL. ASSIM A PESQUISA FOI REALIZADA APÓS MINISTRAR UMA AULA DIFERENCIADA DE QUÍMICA SOBRE O ASSUNTO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS, EM SEGUIDA FOI APLICADO O QUESTIONÁRIO, CUJO
PÚBLICO ALVO FORAM OS ESTUDANTES DO 1º SEMESTRE DO CURSO DE AGROINDÚSTRIA, INVESTIGANDO A QUE MAIS CONTRIBUI NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, E CONSTATOU-SE QUE A AULA DIFERENCIADA PROPORCIONA UMA MELHOR APRENDIZAGEM.