Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESCRITORES DE COMPETÊNCIAS DOCENTES: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS TRANSDISCIPLINARES NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: COMPETÊNCIAS, PROJETOS, TRANSDISCIPLINARIDADE Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESSE ARTIGO RESULTA DE UMA PESQUISA DE MESTRADO, REALIZADA COM UM GRUPO DE 6(SEIS) PROFESSORES DAS DIVERSAS ÁREAS DO SABER, NA CIDADE DE PETROLINA-PE E TEVE COMO OBJETIVO PRIMÁRIO O DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA QUE PERMITISSE A IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS TRANSDISCIPLINARES EM SALA DE AULA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE 2 ESCOLAS DIFERENTES, PERTENCENTES A REDE ESTADUAL DE ENSINO DE PERNAMBUCO. BUSCAMOS, ATRAVÉS DE ENCONTROS DE FORMAÇÃO, PREPARAR OS PROFESSORES, COM BASE NOS SUPORTES TEÓRICOS DA PESQUISA QUE INCLUÍAM PRINCIPALMENTE A TRANSDISCIPLINARIDADE, PARA QUE DESENVOLVESSEM COMPETÊNCIAS DOCENTES NECESSÁRIAS A PEDAGOGIA DE PROJETOS. ORGANIZAMOS A PESQUISA, DE MODO QUE PUDÉSSEMOS OBSERVAR AS AULAS DOS PROFESSORES E CONSTATAR AS POSSÍVEIS MUDANÇAS EM SUA PRÁTICA DOCENTE. ATRAVÉS DA COLETA DE DADOS, QUE INCLUIU AS FALAS DOS PROFESSORES E AS OBSERVAÇÕES DAS AULAS, BEM COMO A CULMINÂNCIA DOS PROJETOS NAS RESPECTIVAS ESCOLAS, PUDEMOS COMPARAR A POSTURA INICIAL E FINAL DOS PROFESSORES A PARTIR DOS DESCRITORES DE COMPETÊNCIAS CONSTRUÍDOS E UTILIZADOS COMO SUBSÍDIO AVALIATIVO E ASSIM DISCUTIRMOS OS POSSÍVEIS RESULTADOS. FINALIZAMOS, CONCLUINDO QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES CONSEGUIRAM COMPREENDER OS PRINCÍPIOS NORTEADORES DOS PROJETOS TRANSDISCIPLINARES E PORTANTO ATINGIRAM OS DESCRITORES DE COMPETÊNCIA. CONSTATAMOS TAMBÉM QUE OS DESCRITORES DE COMPETÊNCIA CONSTITUEM-SE EM UMA FERRAMENTA DIDÁTICA QUE POSSIBILITA UMA AVALIAÇÃO QUALITATIVA EFICIENTE E CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE PARA INFLUENCIAR A MUDANÇA DE POSTURA DOS PROFESSORES EM SALA DE AULA, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

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