ESSE ARTIGO RESULTA DE UMA PESQUISA DE MESTRADO, REALIZADA COM UM GRUPO DE 6(SEIS) PROFESSORES DAS DIVERSAS ÁREAS DO SABER, NA CIDADE DE PETROLINA-PE E TEVE COMO OBJETIVO PRIMÁRIO O DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA QUE PERMITISSE A IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS TRANSDISCIPLINARES EM SALA DE AULA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE 2 ESCOLAS DIFERENTES, PERTENCENTES A REDE ESTADUAL DE ENSINO DE PERNAMBUCO. BUSCAMOS, ATRAVÉS DE ENCONTROS DE FORMAÇÃO, PREPARAR OS PROFESSORES, COM BASE NOS SUPORTES TEÓRICOS DA PESQUISA QUE INCLUÍAM PRINCIPALMENTE A TRANSDISCIPLINARIDADE, PARA QUE DESENVOLVESSEM COMPETÊNCIAS DOCENTES NECESSÁRIAS A PEDAGOGIA DE PROJETOS. ORGANIZAMOS A PESQUISA, DE MODO QUE PUDÉSSEMOS OBSERVAR AS AULAS DOS PROFESSORES E CONSTATAR AS POSSÍVEIS MUDANÇAS EM SUA PRÁTICA DOCENTE. ATRAVÉS DA COLETA DE DADOS, QUE INCLUIU AS FALAS DOS PROFESSORES E AS OBSERVAÇÕES DAS AULAS, BEM COMO A CULMINÂNCIA DOS PROJETOS NAS RESPECTIVAS ESCOLAS, PUDEMOS COMPARAR A POSTURA INICIAL E FINAL DOS PROFESSORES A PARTIR DOS DESCRITORES DE COMPETÊNCIAS CONSTRUÍDOS E UTILIZADOS COMO SUBSÍDIO AVALIATIVO E ASSIM DISCUTIRMOS OS POSSÍVEIS RESULTADOS. FINALIZAMOS, CONCLUINDO QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES CONSEGUIRAM COMPREENDER OS PRINCÍPIOS NORTEADORES DOS PROJETOS TRANSDISCIPLINARES E PORTANTO ATINGIRAM OS DESCRITORES DE COMPETÊNCIA. CONSTATAMOS TAMBÉM QUE OS DESCRITORES DE COMPETÊNCIA CONSTITUEM-SE EM UMA FERRAMENTA DIDÁTICA QUE POSSIBILITA UMA AVALIAÇÃO QUALITATIVA EFICIENTE E CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE PARA INFLUENCIAR A MUDANÇA DE POSTURA DOS PROFESSORES EM SALA DE AULA, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.