O TRABALHO APRESENTADO VISA REFLETIR SOBRE O CONCEITO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESTACAR ALGUMAS REFORMAS SIGNIFICATIVAS CONTEMPLANDO OS ASPECTOS HISTÓRICOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL, AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS DESAFIOS NA BUSCA PARA O APERFEIÇOAMENTO DOS DOCENTES E APORTES TEÓRICOS QUE SUSCITAM MUDANÇAS REAFIRMANDO O PAPEL DO PROFESSOR. NESSAS DISCUSSÕES PODEMOS E DEVEMOS REFLETIR SOBRE ADEQUAÇÃO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA BUSCA PARA ENTENDER SUAS LIMITAÇÕES E IDENTIFICAR DESAFIOS E CONQUISTAS NAS COMBINAÇÕES TEORIA E PRÁTICA. PARA ISSO, A PESQUISA DESENVOLVE-SE NUMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES LEGAIS. DENTRE OS DIVERSOS AUTORES NA ÁREA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES MENCIONAMOS, COMO: ALARCÃO (2001), GATTI (2009), LIBÂNEO (2004), PIMENTA (2009) ENTRE OUTROS. POR FIM, SÃO NOTÓRIOS OS CRESCENTES INVESTIMENTOS DOS ÚLTIMOS ANOS NA FORMAÇÃO INICIAL, ASSIM COMO ADESÃO DE CURSOS, PALESTRAS, TREINAMENTOS, DENTRE OUTRAS AÇÕES QUE AMPLIAM A EDUCAÇÃO CONTINUADA E SEUS BENEFÍCIOS, MAS É IMPORTANTE LEMBRAR QUE TAIS OFERTAS SÓ TEM SENTIDO DE EXISTIR, MEDIANTE OPÇÃO DE PENSAMENTO EM POSTURA FOCADA, A CONTRIBUIR ATIVAMENTE, FAZENDO O DOCENTE PERCEBER QUE O CONHECIMENTO É IMUTÁVEL, CONTÍNUO E SEMPRE NECESSÁRIO, COMPREENDENDO QUE AS FORMAS CONTINUADAS DAS QUALIFICAÇÕES ESTÃO PARA ALÉM DOS CURSOS PROGRAMADOS. AS SUCESSIVAS MUDANÇAS E REFORMAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EVIDENCIAM A FRAGILIDADE DO DISCURSO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PRÁTICA COTIDIANA.