DIFICULDADES ENFRENTADAS NO PROCESSO DE MONITORIA BEM COMO A SATISFAÇÃO DOS MONITORES QUANTO AO EXERCÍCIO DA MONITORIA NO ÂMBITO ACADÊMICO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59918 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1878 "inscrito_id" => 831 "titulo" => "DIFICULDADES ENFRENTADAS NO PROCESSO DE MONITORIA BEM COMO A SATISFAÇÃO DOS MONITORES QUANTO AO EXERCÍCIO DA MONITORIA NO ÂMBITO ACADÊMICO" "resumo" => "O PROJETO DE MONITORIA APONTA UMA UNIÃO ENTRE A TEORIA (TECHNÉ) E PRÁTICA (PRÁXIS) FACILITANDO AS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO DOCENTE E EM SEGUIDA APRIMORANDO A IMPORTÂNCIA DE TER MONITORIA TANTO NO ENSINO BÁSICO QUANTO NO ENSINO SUPERIOR. O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU, POR MEIO DE ANÁLISE RETROSPECTIVA, IDENTIFICAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO PROCESSO DE MONITORIA BEM COMO A SATISFAÇÃO DOS MONITORES QUANTO AO EXERCÍCIO DA MONITORIA NO ÂMBITO ACADÊMICO. O PRESENTE ESTUDO CARACTERIZA-SE COMO ESTUDO QUALITATIVO EXPLICATIVO RETROSPECTIVO, NOS QUAIS FORAM SELECIONADOS MONITORES DOS ANOS DE 2011 A 2018 DA DISCIPLINA DE ‘INTRODUÇÃO À FÍSICA’ DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. O ENSINO SUPERIOR NÃO SE RESTRINGE À PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL, MAS TAMBÉM SE COMPROMETE COM A FORMAÇÃO HUMANA, DEVENDO A INSTITUIÇÃO SER COMPROMETIDA COM A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO, ENGLOBANDO AS ESFERAS: SOCIAL, POLÍTICA E CIENTÍFICA. PARTICIPOU DA PESQUISA UM TOTAL DE SEIS MONITORES. NAS RESPOSTAS DOS MONITORES SOBRE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS AO LONGO DA MONITORIA DESTACA-SE A FALTA DE COMPROMETIMENTO DOS DISCENTES PARA COM A MONITORIA, DIFICULDADES BUROCRÁTICAS E A DIDÁTICA EM LIDAR COM ALUNOS DIFERENTES QUE POSSUEM, POR SUA VEZ, DIFERENTES FORMAS DE APRENDIZAGEM. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS, PERCEBE-SE QUE EXISTEM GRANDES DIFICULDADES EM SE OBTER A PRESENÇA DOS ALUNOS NO PROCESSO DE MONITORIA, MESMO QUANDO ESTA SÓ TRAZ BENEFÍCIOS NO APRENDIZADO DE CADA ALUNO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, NARRATIVAS, PAULO FREIRE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID831_15082019084548.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA LOPES DE FREITAS LIMA" "autor_nome_curto" => "MAYARA FREITAS" "autor_email" => "mayfreitas18@gmail.com" "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59918 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1878 "inscrito_id" => 831 "titulo" => "DIFICULDADES ENFRENTADAS NO PROCESSO DE MONITORIA BEM COMO A SATISFAÇÃO DOS MONITORES QUANTO AO EXERCÍCIO DA MONITORIA NO ÂMBITO ACADÊMICO" "resumo" => "O PROJETO DE MONITORIA APONTA UMA UNIÃO ENTRE A TEORIA (TECHNÉ) E PRÁTICA (PRÁXIS) FACILITANDO AS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO DOCENTE E EM SEGUIDA APRIMORANDO A IMPORTÂNCIA DE TER MONITORIA TANTO NO ENSINO BÁSICO QUANTO NO ENSINO SUPERIOR. O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU, POR MEIO DE ANÁLISE RETROSPECTIVA, IDENTIFICAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO PROCESSO DE MONITORIA BEM COMO A SATISFAÇÃO DOS MONITORES QUANTO AO EXERCÍCIO DA MONITORIA NO ÂMBITO ACADÊMICO. O PRESENTE ESTUDO CARACTERIZA-SE COMO ESTUDO QUALITATIVO EXPLICATIVO RETROSPECTIVO, NOS QUAIS FORAM SELECIONADOS MONITORES DOS ANOS DE 2011 A 2018 DA DISCIPLINA DE ‘INTRODUÇÃO À FÍSICA’ DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. O ENSINO SUPERIOR NÃO SE RESTRINGE À PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL, MAS TAMBÉM SE COMPROMETE COM A FORMAÇÃO HUMANA, DEVENDO A INSTITUIÇÃO SER COMPROMETIDA COM A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO, ENGLOBANDO AS ESFERAS: SOCIAL, POLÍTICA E CIENTÍFICA. PARTICIPOU DA PESQUISA UM TOTAL DE SEIS MONITORES. NAS RESPOSTAS DOS MONITORES SOBRE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS AO LONGO DA MONITORIA DESTACA-SE A FALTA DE COMPROMETIMENTO DOS DISCENTES PARA COM A MONITORIA, DIFICULDADES BUROCRÁTICAS E A DIDÁTICA EM LIDAR COM ALUNOS DIFERENTES QUE POSSUEM, POR SUA VEZ, DIFERENTES FORMAS DE APRENDIZAGEM. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS, PERCEBE-SE QUE EXISTEM GRANDES DIFICULDADES EM SE OBTER A PRESENÇA DOS ALUNOS NO PROCESSO DE MONITORIA, MESMO QUANDO ESTA SÓ TRAZ BENEFÍCIOS NO APRENDIZADO DE CADA ALUNO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, NARRATIVAS, PAULO FREIRE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID831_15082019084548.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA LOPES DE FREITAS LIMA" "autor_nome_curto" => "MAYARA FREITAS" "autor_email" => "mayfreitas18@gmail.com" "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }