O PROJETO DE MONITORIA APONTA UMA UNIÃO ENTRE A TEORIA (TECHNÉ) E PRÁTICA (PRÁXIS) FACILITANDO AS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO DOCENTE E EM SEGUIDA APRIMORANDO A IMPORTÂNCIA DE TER MONITORIA TANTO NO ENSINO BÁSICO QUANTO NO ENSINO SUPERIOR. O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU, POR MEIO DE ANÁLISE RETROSPECTIVA, IDENTIFICAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO PROCESSO DE MONITORIA BEM COMO A SATISFAÇÃO DOS MONITORES QUANTO AO EXERCÍCIO DA MONITORIA NO ÂMBITO ACADÊMICO. O PRESENTE ESTUDO CARACTERIZA-SE COMO ESTUDO QUALITATIVO EXPLICATIVO RETROSPECTIVO, NOS QUAIS FORAM SELECIONADOS MONITORES DOS ANOS DE 2011 A 2018 DA DISCIPLINA DE ‘INTRODUÇÃO À FÍSICA’ DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. O ENSINO SUPERIOR NÃO SE RESTRINGE À PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL, MAS TAMBÉM SE COMPROMETE COM A FORMAÇÃO HUMANA, DEVENDO A INSTITUIÇÃO SER COMPROMETIDA COM A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO, ENGLOBANDO AS ESFERAS: SOCIAL, POLÍTICA E CIENTÍFICA. PARTICIPOU DA PESQUISA UM TOTAL DE SEIS MONITORES. NAS RESPOSTAS DOS MONITORES SOBRE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS AO LONGO DA MONITORIA DESTACA-SE A FALTA DE COMPROMETIMENTO DOS DISCENTES PARA COM A MONITORIA, DIFICULDADES BUROCRÁTICAS E A DIDÁTICA EM LIDAR COM ALUNOS DIFERENTES QUE POSSUEM, POR SUA VEZ, DIFERENTES FORMAS DE APRENDIZAGEM. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS, PERCEBE-SE QUE EXISTEM GRANDES DIFICULDADES EM SE OBTER A PRESENÇA DOS ALUNOS NO PROCESSO DE MONITORIA, MESMO QUANDO ESTA SÓ TRAZ BENEFÍCIOS NO APRENDIZADO DE CADA ALUNO.