Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO CURRICULAR: IMPACTO SOBRE OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO E A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFPE CAMPUS RECIFE

Palavra-chaves: CURRÍCULO, ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60355 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2949 "inscrito_id" => 12086 "titulo" => "ESTÁGIO CURRICULAR: IMPACTO SOBRE OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO E A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFPE CAMPUS RECIFE" "resumo" => "O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO SE CONSOLIDA COMO IMPORTANTE AGENTE FORMADOR DA PRÁTICA DOCENTE NA GRADUAÇÃO DO ESTUDANTE. MEDIANTE SUA RELEVÂNCIA, PRETENDEMOS REFLETIR SOBRE O IMPACTO QUE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO TEM NO CURRÍCULO DO CURSO DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFPE E NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES, ANALISANDO OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCCS), COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. NAS UNIVERSIDADES, É A LICENCIATURA QUE TEM A ATRIBUIÇÃO DE ATUAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO IMPRESCINDÍVEL PARA TAL PROPÓSITO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. OCASIONALMENTE, O ESTÁGIO É VISTO APENAS COMO UM MOMENTO DE REPRODUÇÃO DA TEORIA VISTA EM AULA, SEM QUE SEJA CONSIDERADO COMO ATIVIDADE PRIVILEGIADA NA PROMOÇÃO DE CONHECIMENTOS E HABILIDADES QUE FUTURAMENTE PODERÃO SER RELEVANTES NOS NOVOS DESAFIOS QUE SE APRESENTAM NA COMPLEXIDADE DO CONTEXTO EDUCACIONAL. É POR MEIO DA CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO QUE ENCONTRAREMOS A VISÃO NECESSÁRIA PARA COMPREENSÃO DO CONTATO ENTRE O FUTURO PROFESSOR E O ESPAÇO ESCOLAR, ESTABELECENDO O VERDADEIRO PAPEL DO ESTÁGIO CURRICULAR E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE, CONCRETIZADA NAS TEMÁTICAS ESCOLHIDAS PARA OS TCCS. NOSSO PRINCIPAL OBJETIVO É COMPREENDER O IMPACTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SOBRE OS TCCS E A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. NESSA PERSPECTIVA, REALIZAMOS ANÁLISES TANTO NOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIOS QUANTO NOS TCCS PUBLICADOS PARA REFLETIR SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE PRÁTICA DOCENTE E AS VIVÊNCIAS NO CAMPO DE ESTÁGIO. ESPERAMOS A PARTIR DOS RESULTADOS CONTRIBUÍR PARA A REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS OFERTADA NO CURSO.O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO SE CONSOLIDA COMO IMPORTANTE AGENTE FORMADOR DA PRÁTICA DOCENTE NA GRADUAÇÃO DO ESTUDANTE. MEDIANTE SUA RELEVÂNCIA, PRETENDE" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID12086_04092019233831.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA BARBOSA DE FRANÇA SILVA " "autor_nome_curto" => "LETÍCIA FRANÇA " "autor_email" => "leeh1418@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60355 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2949 "inscrito_id" => 12086 "titulo" => "ESTÁGIO CURRICULAR: IMPACTO SOBRE OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO E A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFPE CAMPUS RECIFE" "resumo" => "O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO SE CONSOLIDA COMO IMPORTANTE AGENTE FORMADOR DA PRÁTICA DOCENTE NA GRADUAÇÃO DO ESTUDANTE. MEDIANTE SUA RELEVÂNCIA, PRETENDEMOS REFLETIR SOBRE O IMPACTO QUE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO TEM NO CURRÍCULO DO CURSO DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFPE E NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES, ANALISANDO OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCCS), COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. NAS UNIVERSIDADES, É A LICENCIATURA QUE TEM A ATRIBUIÇÃO DE ATUAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO IMPRESCINDÍVEL PARA TAL PROPÓSITO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. OCASIONALMENTE, O ESTÁGIO É VISTO APENAS COMO UM MOMENTO DE REPRODUÇÃO DA TEORIA VISTA EM AULA, SEM QUE SEJA CONSIDERADO COMO ATIVIDADE PRIVILEGIADA NA PROMOÇÃO DE CONHECIMENTOS E HABILIDADES QUE FUTURAMENTE PODERÃO SER RELEVANTES NOS NOVOS DESAFIOS QUE SE APRESENTAM NA COMPLEXIDADE DO CONTEXTO EDUCACIONAL. É POR MEIO DA CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO QUE ENCONTRAREMOS A VISÃO NECESSÁRIA PARA COMPREENSÃO DO CONTATO ENTRE O FUTURO PROFESSOR E O ESPAÇO ESCOLAR, ESTABELECENDO O VERDADEIRO PAPEL DO ESTÁGIO CURRICULAR E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE, CONCRETIZADA NAS TEMÁTICAS ESCOLHIDAS PARA OS TCCS. NOSSO PRINCIPAL OBJETIVO É COMPREENDER O IMPACTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SOBRE OS TCCS E A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. NESSA PERSPECTIVA, REALIZAMOS ANÁLISES TANTO NOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIOS QUANTO NOS TCCS PUBLICADOS PARA REFLETIR SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE PRÁTICA DOCENTE E AS VIVÊNCIAS NO CAMPO DE ESTÁGIO. ESPERAMOS A PARTIR DOS RESULTADOS CONTRIBUÍR PARA A REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS OFERTADA NO CURSO.O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO SE CONSOLIDA COMO IMPORTANTE AGENTE FORMADOR DA PRÁTICA DOCENTE NA GRADUAÇÃO DO ESTUDANTE. MEDIANTE SUA RELEVÂNCIA, PRETENDE" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID12086_04092019233831.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA BARBOSA DE FRANÇA SILVA " "autor_nome_curto" => "LETÍCIA FRANÇA " "autor_email" => "leeh1418@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO SE CONSOLIDA COMO IMPORTANTE AGENTE FORMADOR DA PRÁTICA DOCENTE NA GRADUAÇÃO DO ESTUDANTE. MEDIANTE SUA RELEVÂNCIA, PRETENDEMOS REFLETIR SOBRE O IMPACTO QUE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO TEM NO CURRÍCULO DO CURSO DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFPE E NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES, ANALISANDO OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCCS), COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. NAS UNIVERSIDADES, É A LICENCIATURA QUE TEM A ATRIBUIÇÃO DE ATUAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO IMPRESCINDÍVEL PARA TAL PROPÓSITO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. OCASIONALMENTE, O ESTÁGIO É VISTO APENAS COMO UM MOMENTO DE REPRODUÇÃO DA TEORIA VISTA EM AULA, SEM QUE SEJA CONSIDERADO COMO ATIVIDADE PRIVILEGIADA NA PROMOÇÃO DE CONHECIMENTOS E HABILIDADES QUE FUTURAMENTE PODERÃO SER RELEVANTES NOS NOVOS DESAFIOS QUE SE APRESENTAM NA COMPLEXIDADE DO CONTEXTO EDUCACIONAL. É POR MEIO DA CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO QUE ENCONTRAREMOS A VISÃO NECESSÁRIA PARA COMPREENSÃO DO CONTATO ENTRE O FUTURO PROFESSOR E O ESPAÇO ESCOLAR, ESTABELECENDO O VERDADEIRO PAPEL DO ESTÁGIO CURRICULAR E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE, CONCRETIZADA NAS TEMÁTICAS ESCOLHIDAS PARA OS TCCS. NOSSO PRINCIPAL OBJETIVO É COMPREENDER O IMPACTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SOBRE OS TCCS E A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. NESSA PERSPECTIVA, REALIZAMOS ANÁLISES TANTO NOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIOS QUANTO NOS TCCS PUBLICADOS PARA REFLETIR SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE PRÁTICA DOCENTE E AS VIVÊNCIAS NO CAMPO DE ESTÁGIO. ESPERAMOS A PARTIR DOS RESULTADOS CONTRIBUÍR PARA A REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS OFERTADA NO CURSO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.