OBSERVA-SE CADA VEZ MAIS O USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA TAIS COMO OS JOGOS DIDÁTICOS, AULAS PRÁTICAS, VÍDEOS, VISANDO AUXILIAR SIGNIFICATIVAMENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS SÃO FERRAMENTAS IMPORTANTES UTILIZADAS PELO HOMEM EM BUSCA DE FACILIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O ENSINO DE BIOLOGIA PARA MUITOS ALUNOS É CONSIDERADO COMPLEXO. FALTA ENTÃO ATIVIDADES DIDÁTICAS QUE VISAM ATRAIR O INTERESSE DOS ALUNOS. O JOGO É UM MEIO DE ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E JOVENS, CONSIDERADO UM RECURSO EFICAZ NAS AULAS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS. O OBJETIVO DO TRABALHO FOI APLICAR AS TECNOLOGIAS EDUCATIVAS: JOGO DA MEMÓRIA E O JOGO “QUEBRA-CABEÇA” ELABORADO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS, A FIM DE SEREM USADOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS NA AULA DE PROTOZOÁRIOS, PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZADO E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DOS ALUNOS. AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS FORAM CONFECCIONADAS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO COMO GARRAFAS PETS, PAPELÃO, PAPÉIS REUTILIZADOS PARA ELABORAÇÃO DO JOGO DA MEMÓRIA E JOGO QUEBRA CABEÇA A SEREM UTILIZADOS NO CONTEÚDO DE PROTOZOÁRIOS PRA ALUNOS DO 3ª ANO DO ENSINO MÉDIO NO IFPA - CAMPUS BELÉM. AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS FORAM CAPAZES DE DESPERTAR NOS ALUNOS MECANISMOS INDISPENSÁVEIS À APRENDIZAGEM E FAVORECERAM NA ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO DE PROTOZOÁRIOS. NESTE SENTIDO, A PRESENTE PROPOSTA JUSTIFICOU-SE PELA NECESSIDADE DE INVESTIGAR O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COM APLICAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS E QUE É NECESSÁRIO INCENTIVAR OS EDUCADORES E FUTUROS EDUCADORES A INCLUÍREM NO ENSINO BÁSICO AS ATIVIDADES LÚDICAS PARA FORTALECER O APRENDIZADO DOS ALUNOS.