A DISCUSSÃO CENTRAL QUE VIABILIZA ESTE ARTIGO É COMO A PÓS-GRADUAÇÃO, EM ESPECIAL DA FACULDADE DE PARÁ DE MINAS – FAPAM, ABRE NOVAS PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL DO DISCENTE. OUTRO ASPECTO ENFATIZADO É COMO A PRESENÇA EFETIVA DA ENTIDADE PODE INTERFERIR NA EDUCAÇÃO CONTINUADA E NA ESCOLHA DO LOCAL DE ENSINO. O OBJETIVO É EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA E COMO A EDUCAÇÃO MODIFICA A INTERAÇÃO, VISÃO DO INDIVÍDUO NO CONTEXTO SOCIAL. COMO EMBASAMENTO FORAM UTILIZADAS ALGUMAS DISCUSSÕES DE AUTORES COMO: BATES; ROSADO E FERREIRA; SAYAD; RUBENS ALVES; AUGUSTO CURY; QUE CONTRIBUÍRAM SIGNIFICATIVAMENTE PARA A EXPLANAÇÃO DO ENFÁTICO DEBATE SOBRE O PODER TRANSFORMADOR DA EDUCAÇÃO. FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUANTITATIVA QUE COMPROVA O PAPEL IMPORTANTE E TRANSFORMADOR DA PÓS-GRADUAÇÃO NA VIDA DO INDIVÍDUO, LEVANDO-O A CONTINUA BUSCA POR CONHECIMENTO E A DIVULGAÇÃO DESSE INTERESSE PARA OUTRAS PESSOAS.