EXISTEM HOJE PROGRAMAS E PROJETOS, QUE PROPORCIONAM À ESCOLA E A GESTÃO UM APOIO NA SUA MELHORIA EDUCACIONAL. O PROJETO SOCIAL INTER CAMPUS É UM DELES E PROMOVE TAMBÉM O DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA, É UM PROGRAMA DE APOIO À CRIANÇA DE OITO A TREZE ANOS BASEADO NO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E SEU OBJETIVO É AUXILIAR OS MENINOS A MELHORAR O RENDIMENTO ESCOLAR ATRAVÉS DO FUTEBOL. PARA AS ESCOLAS PRIORIZADAS PELO MEC EXISTEM RECURSOS FINANCEIROS DESTINADOS A APOIAR A EXECUÇÃO DE TODO OU PARTE DO SEU PROJETO, COMO POR EXEMPLO PDDE (PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA) INTERATIVO O AMBIENTE INFORMATIZADO (PLATAFORMA), UTILIZADOS PELAS AS ESCOLAS PÚBLICAS SECRETARIAS E MEC., PRIMEIRAMENTE PARA O FUNCIONAMENTO DO PDE (PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA). QUEREMOS OBSERVAR COMO O FUTEBOL PODE FAVORECER ESSE RELACIONAMENTO ENTRE A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO ATIVO E SE HÁ APOIO DOS MUNICÍPIOS E SUAS PREFEITURAS, SE NAS SUAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO DE ESPORTE E LAZER ESTÃO MONITORANDO ESTA SUPOSTA RELAÇÃO. A ATIVIDADE DESPORTIVA LÚDICA ASSUME UM PAPEL DE RELEVÂNCIA NO QUE SE REFERE ÀS CRIANÇAS, ISTO PORQUE ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA A UM DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO EQUILIBRADO, BEM COMO CONTRIBUI FORTEMENTE PARA A AQUISIÇÃO DE UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL, SENDO UM FATOR DETERMINANTE QUE NOS LEVE A ESTE IMPACTO.
1. O PROJETO SOCIAL INTER CAMPUS CONTRIBUI PARA A AQUISIÇÃO DE UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL?
2. HÁ APOIO CONSIDERÁVEL DOS MUNICÍPIOS QUE FAVOREÇA A EFICÁCIA DA METODOLOGIA DO PROJETO SOCIAL INTER CAMPUS?
3. PODE O PROJETO SOCIAL INTER CAMPUS CONTRIBUIR NA ESCOLARIDADE DAS CRIANÇAS DO MUNICÍPIO DE RECIFE-PE BRASIL?
O OBJETIVO DESTE ESTUDO É ANALISAR O IMPACTO NA ESCOLARIDADE DAS CRIANÇAS DO PROJETO SOCIAL “INTER CAMPUS” EM CARÁTER DESPORTIVO, NOS MUNICÍPIOS DE RECIFE, ENTRE MENINOS DE 8 (OITO) A 13 (TREZE) ANOS, EM PERNAMBUCO. AVERIGUANDO O ESPAÇO QUE OCUPA A ATIVIDADE DESPORTIVA LÚDICA NO TEMPO DE LAZER DAS CRIANÇAS, IDENTIFICANDO AS PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS E IMPEDIMENTOS PARA A PRÁTICA OU NÃO DO ESPORTE.
A FALTA DE ALUNOS EM SALA DE AULA NO DECORRER DO ANO LETIVO E UM PROBLEMA NAS ESCOLAS DAS REDES MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE ENSINO DE NOSSA CIDADE , NAS MAIORIAS DAS VEZES E UM FATOR PREOCUPANTE POIS E UMA SITUAÇÃO ENFRENTADA PELOS GESTORES E PROFESSORES POR SE PREOCUPAREM NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS CIDADOES , POREM O QUE PREOCUPA E QUE NÃO A UNS DOS MOTIVOS PARA A CAUSA DA EVASÃO ESCOLAR E DEVIDO INEFICIÊNCIA DE ALGUNS GESTORES NA HORA DE ESTABELECER OS RECURSOS FINANCEIROS ONDE NÃO HÁ INVESTIMENTOS DE INCENTIVOS AO ESPORTE NAS ESCOLAS.
UM PROJETO SOCIAL REALIZADO EM COMUNIDADE CARENTE INTERLIGADA A ESCOLA EM ÁREA DE RISCO PODERÁ INTERVER NOS ASPECTOS DE INCLUSÃO SOCIAL AJUDANDO PROFUNDAMENTE NAS ÁREAS DOS SABERES, CORRELACIONANDO EM TODO CONTEXTO DE LIGAÇÃO DO ÂMBITO ESPORTIVO E EDUCACIONAL PODENDO AMENIZAR SITUAÇÕES DE RISCO A SOCIEDADE.
O PROJETO SOCIAL PODERÁ ATENDER JUNTAMENTE COM A METODOLOGIA DE ENSINO APLICADO EM SALA DE AULA O DESENVOLVIMENTO E O APRENDIZADO NAS FAIXAS ETÁRIAS MENORES E ADOLESCENTES, ACRESCENTANDO O ESTIMULO NAS CRIANÇAS, EM ESTAR DESEMPENHANDO A TÉCNICA DO ESPORTE AO MESMO TEMPO.
PODEREMOS VERIFICAR AS DIMENSÕES DA COOPERATIVADA DO ESPORTE E A EDUCAÇÃO QUANDO TRATADOS DE FORMA PEDAGÓGICA NUMA ORGANIZAÇÃO SOCIOCULTURAL COM VÁRIOS TIPOS DE OBJETIVOS. É BASTANTE SIGNIFICATIVO O GOSTO PELO DESPORTO AS MODALIDADES IDENTIFICADAS COMO OFERTA SÃO DIVERSIFICADAS, A MAIORIA PRATICA AS ATIVIDADE LÚDICA DESPORTIVA ONDE A PREFERIDA É O FUTEBOL
AS RAZÕES MAIS APONTADAS PELAS CRIANÇAS EVIDENCIAM DIFICULDADES DE COORDENAR O TEMPO ENTRE AS ATIVIDADES ESCOLARES E AS ATIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS, COINCIDEM COM AS MODALIDADES MAIS PRATICADAS PELOS MESMOS E SE MELHORA AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA COMUNIDADE, E A FELICIDADE QUE É SENTIDA, MELHORANDO TAMBÉM DESEMPENHO ESCOLAR. PELOS MESMOS E SE MELHORA AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA COMUNIDADE, E A FELICIDADE QUE É SENTIDA, MELHORANDO TAMBÉM DESEMPENHO ESCOLAR. PESQUISAREMOS, BUSCANDO DEPOIMENTOS, DAS CRIANÇAS E PROFESSORES, DO “PROJETO INTER CAMPUS”.