ANÁLISE DOS EFEITOS DO PROJETO SOCIAL, INTER CAMPUS, NO FUTEBOL, ENTRE MENINOS DE 8 A 13 ANOS, NO MUNICIO DE RECIFE, PERNAMBUCO/BRASIL.
LUCIANO FAUSTO BARBOSA DO CARMO
SIMONE LIRA PEREIRA²
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59062 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 383 "inscrito_id" => 7368 "titulo" => """ ANÁLISE DOS EFEITOS DO PROJETO SOCIAL, INTER CAMPUS, NO FUTEBOL, ENTRE MENINOS DE 8 A 13 ANOS, NO MUNICIO DE RECIFE, PERNAMBUCO/BRASIL.\r\n LUCIANO FAUSTO BARBOSA DO CARMO \r\n SIMONE LIRA PEREIRA² """ "resumo" => """ EXISTEM HOJE PROGRAMAS E PROJETOS, QUE PROPORCIONAM À ESCOLA E A GESTÃO UM APOIO NA SUA MELHORIA EDUCACIONAL. O PROJETO SOCIAL INTER CAMPUS É UM DELES E PROMOVE TAMBÉM O DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA, É UM PROGRAMA DE APOIO À CRIANÇA DE OITO A TREZE ANOS BASEADO NO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E SEU OBJETIVO É AUXILIAR OS MENINOS A MELHORAR O RENDIMENTO ESCOLAR ATRAVÉS DO FUTEBOL. PARA AS ESCOLAS PRIORIZADAS PELO MEC EXISTEM RECURSOS FINANCEIROS DESTINADOS A APOIAR A EXECUÇÃO DE TODO OU PARTE DO SEU PROJETO, COMO POR EXEMPLO PDDE (PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA) INTERATIVO O AMBIENTE INFORMATIZADO (PLATAFORMA), UTILIZADOS PELAS AS ESCOLAS PÚBLICAS SECRETARIAS E MEC., PRIMEIRAMENTE PARA O FUNCIONAMENTO DO PDE (PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA). QUEREMOS OBSERVAR COMO O FUTEBOL PODE FAVORECER ESSE RELACIONAMENTO ENTRE A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO ATIVO E SE HÁ APOIO DOS MUNICÍPIOS E SUAS PREFEITURAS, SE NAS SUAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO DE ESPORTE E LAZER ESTÃO MONITORANDO ESTA SUPOSTA RELAÇÃO. A ATIVIDADE DESPORTIVA LÚDICA ASSUME UM PAPEL DE RELEVÂNCIA NO QUE SE REFERE ÀS CRIANÇAS, ISTO PORQUE ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA A UM DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO EQUILIBRADO, BEM COMO CONTRIBUI FORTEMENTE PARA A AQUISIÇÃO DE UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL, SENDO UM FATOR DETERMINANTE QUE NOS LEVE A ESTE IMPACTO.\r\n 1.\t O PROJETO SOCIAL INTER CAMPUS CONTRIBUI PARA A AQUISIÇÃO DE UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL?\r\n 2.\tHÁ APOIO CONSIDERÁVEL DOS MUNICÍPIOS QUE FAVOREÇA A EFICÁCIA DA METODOLOGIA DO PROJETO SOCIAL INTER CAMPUS?\r\n 3.\tPODE O PROJETO SOCIAL INTER CAMPUS CONTRIBUIR NA ESCOLARIDADE DAS CRIANÇAS DO MUNICÍPIO DE RECIFE-PE BRASIL? \r\n \r\n \r\n \r\n O OBJETIVO DESTE ESTUDO É ANALISAR O IMPACTO NA ESCOLARIDADE DAS CRIANÇAS DO PROJETO SOCIAL “INTER CAMPUS” EM CARÁTER DESPORTIVO, NOS MUNICÍPIOS DE RECIFE, ENTRE MENINOS DE 8 (OITO) A 13 (TREZE) ANOS, EM PERNAMBUCO. AVERIGUANDO O ESPAÇO QUE OCUPA A ATIVIDADE DESPORTIVA LÚDICA NO TEMPO DE LAZER DAS CRIANÇAS, IDENTIFICANDO AS PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS E IMPEDIMENTOS PARA A PRÁTICA OU NÃO DO ESPORTE.\r\n A FALTA DE ALUNOS EM SALA DE AULA NO DECORRER DO ANO LETIVO E UM PROBLEMA NAS ESCOLAS DAS REDES MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE ENSINO DE NOSSA CIDADE , NAS MAIORIAS DAS VEZES E UM FATOR PREOCUPANTE POIS E UMA SITUAÇÃO ENFRENTADA PELOS GESTORES E PROFESSORES POR SE PREOCUPAREM NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS CIDADOES , POREM O QUE PREOCUPA E QUE NÃO A UNS DOS MOTIVOS PARA A CAUSA DA EVASÃO ESCOLAR E DEVIDO INEFICIÊNCIA DE ALGUNS GESTORES NA HORA DE ESTABELECER OS RECURSOS FINANCEIROS ONDE NÃO HÁ INVESTIMENTOS DE INCENTIVOS AO ESPORTE NAS ESCOLAS.\r\n UM PROJETO SOCIAL REALIZADO EM COMUNIDADE CARENTE INTERLIGADA A ESCOLA EM ÁREA DE RISCO PODERÁ INTERVER NOS ASPECTOS DE INCLUSÃO SOCIAL AJUDANDO PROFUNDAMENTE NAS ÁREAS DOS SABERES, CORRELACIONANDO EM TODO CONTEXTO DE LIGAÇÃO DO ÂMBITO ESPORTIVO E EDUCACIONAL PODENDO AMENIZAR SITUAÇÕES DE RISCO A SOCIEDADE.\r\n O PROJETO SOCIAL PODERÁ ATENDER JUNTAMENTE COM A METODOLOGIA DE ENSINO APLICADO EM SALA DE AULA O DESENVOLVIMENTO E O APRENDIZADO NAS FAIXAS ETÁRIAS MENORES E ADOLESCENTES, ACRESCENTANDO O ESTIMULO NAS CRIANÇAS, EM ESTAR DESEMPENHANDO A TÉCNICA DO ESPORTE AO MESMO TEMPO. \r\n PODEREMOS VERIFICAR AS DIMENSÕES DA COOPERATIVADA DO ESPORTE E A EDUCAÇÃO QUANDO TRATADOS DE FORMA PEDAGÓGICA NUMA ORGANIZAÇÃO SOCIOCULTURAL COM VÁRIOS TIPOS DE OBJETIVOS. É BASTANTE SIGNIFICATIVO O GOSTO PELO DESPORTO AS MODALIDADES IDENTIFICADAS COMO OFERTA SÃO DIVERSIFICADAS, A MAIORIA PRATICA AS ATIVIDADE LÚDICA DESPORTIVA ONDE A PREFERIDA É O FUTEBOL \r\n \r\n \r\n \r\n AS RAZÕES MAIS APONTADAS PELAS CRIANÇAS EVIDENCIAM DIFICULDADES DE COORDENAR O TEMPO ENTRE AS ATIVIDADES ESCOLARES E AS ATIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS, COINCIDEM COM AS MODALIDADES MAIS PRATICADAS PELOS MESMOS E SE MELHORA AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA COMUNIDADE, E A FELICIDADE QUE É SENTIDA, MELHORANDO TAMBÉM DESEMPENHO ESCOLAR. PELOS MESMOS E SE MELHORA AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA COMUNIDADE, E A FELICIDADE QUE É SENTIDA, MELHORANDO TAMBÉM DESEMPENHO ESCOLAR. PESQUISAREMOS, BUSCANDO DEPOIMENTOS, DAS CRIANÇAS E PROFESSORES, DO “PROJETO INTER CAMPUS”. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "FUTEBOL, PROJETO SOCIAL, RELIGAÇÃO DE SABERES, EDUCAÇÃO FISICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA4_ID7368_16062019115750.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO FAUSTO BARBOSA DO CARMO" "autor_nome_curto" => "LUCIANO FAUSTO" "autor_email" => "lucianofausto@outlook.com" "autor_ies" => "UAA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59062 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 383 "inscrito_id" => 7368 "titulo" => """ ANÁLISE DOS EFEITOS DO PROJETO SOCIAL, INTER CAMPUS, NO FUTEBOL, ENTRE MENINOS DE 8 A 13 ANOS, NO MUNICIO DE RECIFE, PERNAMBUCO/BRASIL.\r\n LUCIANO FAUSTO BARBOSA DO CARMO \r\n SIMONE LIRA PEREIRA² """ "resumo" => """ EXISTEM HOJE PROGRAMAS E PROJETOS, QUE PROPORCIONAM À ESCOLA E A GESTÃO UM APOIO NA SUA MELHORIA EDUCACIONAL. O PROJETO SOCIAL INTER CAMPUS É UM DELES E PROMOVE TAMBÉM O DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA, É UM PROGRAMA DE APOIO À CRIANÇA DE OITO A TREZE ANOS BASEADO NO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E SEU OBJETIVO É AUXILIAR OS MENINOS A MELHORAR O RENDIMENTO ESCOLAR ATRAVÉS DO FUTEBOL. PARA AS ESCOLAS PRIORIZADAS PELO MEC EXISTEM RECURSOS FINANCEIROS DESTINADOS A APOIAR A EXECUÇÃO DE TODO OU PARTE DO SEU PROJETO, COMO POR EXEMPLO PDDE (PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA) INTERATIVO O AMBIENTE INFORMATIZADO (PLATAFORMA), UTILIZADOS PELAS AS ESCOLAS PÚBLICAS SECRETARIAS E MEC., PRIMEIRAMENTE PARA O FUNCIONAMENTO DO PDE (PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA). QUEREMOS OBSERVAR COMO O FUTEBOL PODE FAVORECER ESSE RELACIONAMENTO ENTRE A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO ATIVO E SE HÁ APOIO DOS MUNICÍPIOS E SUAS PREFEITURAS, SE NAS SUAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO DE ESPORTE E LAZER ESTÃO MONITORANDO ESTA SUPOSTA RELAÇÃO. A ATIVIDADE DESPORTIVA LÚDICA ASSUME UM PAPEL DE RELEVÂNCIA NO QUE SE REFERE ÀS CRIANÇAS, ISTO PORQUE ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA A UM DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO EQUILIBRADO, BEM COMO CONTRIBUI FORTEMENTE PARA A AQUISIÇÃO DE UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL, SENDO UM FATOR DETERMINANTE QUE NOS LEVE A ESTE IMPACTO.\r\n 1.\t O PROJETO SOCIAL INTER CAMPUS CONTRIBUI PARA A AQUISIÇÃO DE UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL?\r\n 2.\tHÁ APOIO CONSIDERÁVEL DOS MUNICÍPIOS QUE FAVOREÇA A EFICÁCIA DA METODOLOGIA DO PROJETO SOCIAL INTER CAMPUS?\r\n 3.\tPODE O PROJETO SOCIAL INTER CAMPUS CONTRIBUIR NA ESCOLARIDADE DAS CRIANÇAS DO MUNICÍPIO DE RECIFE-PE BRASIL? \r\n \r\n \r\n \r\n O OBJETIVO DESTE ESTUDO É ANALISAR O IMPACTO NA ESCOLARIDADE DAS CRIANÇAS DO PROJETO SOCIAL “INTER CAMPUS” EM CARÁTER DESPORTIVO, NOS MUNICÍPIOS DE RECIFE, ENTRE MENINOS DE 8 (OITO) A 13 (TREZE) ANOS, EM PERNAMBUCO. AVERIGUANDO O ESPAÇO QUE OCUPA A ATIVIDADE DESPORTIVA LÚDICA NO TEMPO DE LAZER DAS CRIANÇAS, IDENTIFICANDO AS PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS E IMPEDIMENTOS PARA A PRÁTICA OU NÃO DO ESPORTE.\r\n A FALTA DE ALUNOS EM SALA DE AULA NO DECORRER DO ANO LETIVO E UM PROBLEMA NAS ESCOLAS DAS REDES MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE ENSINO DE NOSSA CIDADE , NAS MAIORIAS DAS VEZES E UM FATOR PREOCUPANTE POIS E UMA SITUAÇÃO ENFRENTADA PELOS GESTORES E PROFESSORES POR SE PREOCUPAREM NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS CIDADOES , POREM O QUE PREOCUPA E QUE NÃO A UNS DOS MOTIVOS PARA A CAUSA DA EVASÃO ESCOLAR E DEVIDO INEFICIÊNCIA DE ALGUNS GESTORES NA HORA DE ESTABELECER OS RECURSOS FINANCEIROS ONDE NÃO HÁ INVESTIMENTOS DE INCENTIVOS AO ESPORTE NAS ESCOLAS.\r\n UM PROJETO SOCIAL REALIZADO EM COMUNIDADE CARENTE INTERLIGADA A ESCOLA EM ÁREA DE RISCO PODERÁ INTERVER NOS ASPECTOS DE INCLUSÃO SOCIAL AJUDANDO PROFUNDAMENTE NAS ÁREAS DOS SABERES, CORRELACIONANDO EM TODO CONTEXTO DE LIGAÇÃO DO ÂMBITO ESPORTIVO E EDUCACIONAL PODENDO AMENIZAR SITUAÇÕES DE RISCO A SOCIEDADE.\r\n O PROJETO SOCIAL PODERÁ ATENDER JUNTAMENTE COM A METODOLOGIA DE ENSINO APLICADO EM SALA DE AULA O DESENVOLVIMENTO E O APRENDIZADO NAS FAIXAS ETÁRIAS MENORES E ADOLESCENTES, ACRESCENTANDO O ESTIMULO NAS CRIANÇAS, EM ESTAR DESEMPENHANDO A TÉCNICA DO ESPORTE AO MESMO TEMPO. \r\n PODEREMOS VERIFICAR AS DIMENSÕES DA COOPERATIVADA DO ESPORTE E A EDUCAÇÃO QUANDO TRATADOS DE FORMA PEDAGÓGICA NUMA ORGANIZAÇÃO SOCIOCULTURAL COM VÁRIOS TIPOS DE OBJETIVOS. É BASTANTE SIGNIFICATIVO O GOSTO PELO DESPORTO AS MODALIDADES IDENTIFICADAS COMO OFERTA SÃO DIVERSIFICADAS, A MAIORIA PRATICA AS ATIVIDADE LÚDICA DESPORTIVA ONDE A PREFERIDA É O FUTEBOL \r\n \r\n \r\n \r\n AS RAZÕES MAIS APONTADAS PELAS CRIANÇAS EVIDENCIAM DIFICULDADES DE COORDENAR O TEMPO ENTRE AS ATIVIDADES ESCOLARES E AS ATIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS, COINCIDEM COM AS MODALIDADES MAIS PRATICADAS PELOS MESMOS E SE MELHORA AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA COMUNIDADE, E A FELICIDADE QUE É SENTIDA, MELHORANDO TAMBÉM DESEMPENHO ESCOLAR. PELOS MESMOS E SE MELHORA AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA COMUNIDADE, E A FELICIDADE QUE É SENTIDA, MELHORANDO TAMBÉM DESEMPENHO ESCOLAR. PESQUISAREMOS, BUSCANDO DEPOIMENTOS, DAS CRIANÇAS E PROFESSORES, DO “PROJETO INTER CAMPUS”. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "FUTEBOL, PROJETO SOCIAL, RELIGAÇÃO DE SABERES, EDUCAÇÃO FISICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA4_ID7368_16062019115750.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO FAUSTO BARBOSA DO CARMO" "autor_nome_curto" => "LUCIANO FAUSTO" "autor_email" => "lucianofausto@outlook.com" "autor_ies" => "UAA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }