ESTE ARTIGO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO MOSTRAR CAMINHOS, ALTERNATIVAS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). VISA ELUCIDAR AS DIFICULDADES DO ALUNO AUTISTA DURANTE O PERÍODO EM QUE ESTÁ SENDO ALFABETIZADO E APRESENTAR MÉTODOS QUE BENEFICIEM ESSE ALUNADO. CONTRIBUINDO NESSE PROCESSO COM ATIVIDADES DIDÁTICAS AFIM DE PROPORCIONAR UMA APRENDIZAGEM SATISFATÓRIA. A METODOLOGIA UTILIZADA NESTE ESTUDO FOI PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FEITA ATRAVÉS DE MÉTODO DESCRITIVO, COM ANÁLISE DAS LEITURAS CIENTIFICAS DOS MATERIAIS UTILIZADOS PARA EMBASAMENTO BIBLIOGRÁFICO. E COMO RESULTADO CONSTATOU-SE QUE HÁ POSSIBILIDADE DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) SER ALFABETIZADO. APESAR DE CADA INDIVÍDUO TER SEU PRÓPRIO RITMO DE DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM, ALGUMAS VEZES, SENDO UM POUCO MAIS LENTO, ISSO NÃO O IMPEDE DE APRENDER E OBTER ÊXITO NAS SUAS VIVÊNCIAS ESCOLARES.