ESTA PESQUISA TEVE POR OBJETIVO COMPREENDER O PAPEL DESEMPENHADO PELO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DE UMA FACULDADE PÚBLICA NO INTERIOR DO CEARÁ E SUA EFETIVAÇÃO NOS ESPAÇOS DA UNIVERSIDADE E DA ESCOLA BÁSICA, ANALISANDO AS CONCEPÇÕES DOS AGENTES PEDAGÓGICOS ENVOLVIDOS, CONSIDERANDO A PERSPECTIVA DA UNIDADE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE. O ESTUDO, UTILIZANDO A ABORDAGEM QUALITATIVA É DESCRITIVO NA ANÁLISE DOS DADOS. COMO METODOLOGIA ESCOLHEU-SE O ESTUDO DE CASO E OS INSTRUMENTOS DE COLETA DOS DADOS FORAM ANÁLISE DOCUMENTAL E ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS. OS SUJEITOS DA PESQUISA SÃO DOIS PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA E DOIS PROFESSORES DA FACULDADE ONDE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO SE DESENVOLVE. PODE-SE CONSIDERAR QUE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DA FACULDADE PESQUISADA, ESPECIFICAMENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA SE CONSTITUIU, PASSANDO POR MUITAS DIFICULDADES, MANIFESTANDO CONCEPÇÕES, IDEOLOGIAS E VIVÊNCIAS DE CADA DOCENTE ORIENTADOR DO ESTÁGIO, POIS NÃO HAVIA UMA SISTEMATIZAÇÃO NO INÍCIO DO CURSO. A PESQUISA MOSTROU AINDA, QUE AS ORIENTAÇÕES PRESCRITAS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E INSTITUCIONAIS ATUALMENTE VIGENTES PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, PROPÕEM UMA CONCEPÇÃO DE ESTÁGIO NA PERSPECTIVA CRÍTICA E REFLEXIVA. NAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SUJEITOS DA PESQUISA, O ESTÁGIO É IMPORTANTE, É O MOMENTO DE O ALUNO ESTAR DIANTE DA REALIDADE DA PROFISSÃO DOCENTE. ENTRETANTO, NESSE MOMENTO, SÃO MANIFESTADAS A IDEOLOGIA, A CULTURA E A VIVÊNCIA DE CADA SUJEITO, OU SEJA, CADA UM DESENVOLVE O SEU PAPEL EM CONFRONTO DIRETO ENTRE O CURRÍCULO OFICIAL, SUA CULTURA E CONCEPÇÕES.