Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DE UMA PROFESSORA EM DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFB – CAMPUS ESTRUTURAL

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO BÁSICA, PRÁTICA DOCENTE Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61980 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 318 "inscrito_id" => 6777 "titulo" => "PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DE UMA PROFESSORA EM DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFB – CAMPUS ESTRUTURAL" "resumo" => "A PROPOSTA DESTE TRABALHO SE ORIGINOU DAS DISCUSSÕES NO ÂMBITO DA DISCIPLINA AVALIAÇÃO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS NO CONTEXTO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E OBJETIVA INVESTIGAR AS PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DE UMA PROFESSORA EM DOCÊNCIA NO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA, INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA – CAMPUS ESTRUTURAL. TEM COMO REFERENCIAL TEÓRICO, ESPECIALMENTE OS TRABALHOS DE VASCONCELLOS (1993) E LUCKESI (2000). CARACTERIZA-SE COMO UMA PESQUISA NARRATIVA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA E TEM COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS A ANÁLISE DOCUMENTAL, COM O OBJETIVO DE COLETAR AS NARRATIVAS ESCRITAS PRESENTES NO PLANO DE CURSO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO E NO REGULAMENTO DOS CURSOS TÉCNICOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFB E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM UMA PROFESSORA DOCENTE NO REFERENTE CURSO. COMO RESULTADO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE OS DOCUMENTOS QUE REGEM A PRÁTICA DOCENTE NA INSTITUIÇÃO SÃO ABRANGENTES QUANTO À CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO, INDICANDO A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, FORMATIVA E SOMATIVA PARA AS APRENDIZAGENS E NÃO HÁ INDICAÇÃO QUANTO À UTILIZAÇÃO DESSAS ABORDAGENS. A PROFESSORA ENTREVISTADA DECLARA QUE SE UTILIZA COM MAIOR FREQUÊNCIA DA AVALIAÇÃO SOMATIVA E AFIRMA QUE HÁ INFLUÊNCIA DA COMUNIDADE E DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE EDUCAÇÃO QUANTO AO OBJETIVO DA AVALIAÇÃO. A AVALIAÇÃO É UM TEMA QUE CARECE DE DISCUSSÕES NOS DOCUMENTOS QUE NORTEIAM O TRABALHO DOS PROFESSORES DO REFERIDO CURSO.A PROPOSTA DESTE TRABALHO SE ORIGINOU DAS DISCUSSÕES NO ÂMBITO DA DISCIPLINA AVALIAÇÃO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS NO CONTEXTO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM E" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO BÁSICA, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA20_ID6777_30052019231212.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONICA ANGELICA BARBOSA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "MÔNICA " "autor_email" => "mabalmeida1983@gmail.com" "autor_ies" => "IFG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61980 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 318 "inscrito_id" => 6777 "titulo" => "PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DE UMA PROFESSORA EM DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFB – CAMPUS ESTRUTURAL" "resumo" => "A PROPOSTA DESTE TRABALHO SE ORIGINOU DAS DISCUSSÕES NO ÂMBITO DA DISCIPLINA AVALIAÇÃO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS NO CONTEXTO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E OBJETIVA INVESTIGAR AS PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DE UMA PROFESSORA EM DOCÊNCIA NO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA, INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA – CAMPUS ESTRUTURAL. TEM COMO REFERENCIAL TEÓRICO, ESPECIALMENTE OS TRABALHOS DE VASCONCELLOS (1993) E LUCKESI (2000). CARACTERIZA-SE COMO UMA PESQUISA NARRATIVA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA E TEM COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS A ANÁLISE DOCUMENTAL, COM O OBJETIVO DE COLETAR AS NARRATIVAS ESCRITAS PRESENTES NO PLANO DE CURSO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO E NO REGULAMENTO DOS CURSOS TÉCNICOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFB E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM UMA PROFESSORA DOCENTE NO REFERENTE CURSO. COMO RESULTADO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE OS DOCUMENTOS QUE REGEM A PRÁTICA DOCENTE NA INSTITUIÇÃO SÃO ABRANGENTES QUANTO À CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO, INDICANDO A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, FORMATIVA E SOMATIVA PARA AS APRENDIZAGENS E NÃO HÁ INDICAÇÃO QUANTO À UTILIZAÇÃO DESSAS ABORDAGENS. A PROFESSORA ENTREVISTADA DECLARA QUE SE UTILIZA COM MAIOR FREQUÊNCIA DA AVALIAÇÃO SOMATIVA E AFIRMA QUE HÁ INFLUÊNCIA DA COMUNIDADE E DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE EDUCAÇÃO QUANTO AO OBJETIVO DA AVALIAÇÃO. A AVALIAÇÃO É UM TEMA QUE CARECE DE DISCUSSÕES NOS DOCUMENTOS QUE NORTEIAM O TRABALHO DOS PROFESSORES DO REFERIDO CURSO.A PROPOSTA DESTE TRABALHO SE ORIGINOU DAS DISCUSSÕES NO ÂMBITO DA DISCIPLINA AVALIAÇÃO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS NO CONTEXTO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM E" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO BÁSICA, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA20_ID6777_30052019231212.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONICA ANGELICA BARBOSA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "MÔNICA " "autor_email" => "mabalmeida1983@gmail.com" "autor_ies" => "IFG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A PROPOSTA DESTE TRABALHO SE ORIGINOU DAS DISCUSSÕES NO ÂMBITO DA DISCIPLINA AVALIAÇÃO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS NO CONTEXTO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E OBJETIVA INVESTIGAR AS PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DE UMA PROFESSORA EM DOCÊNCIA NO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA, INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA – CAMPUS ESTRUTURAL. TEM COMO REFERENCIAL TEÓRICO, ESPECIALMENTE OS TRABALHOS DE VASCONCELLOS (1993) E LUCKESI (2000). CARACTERIZA-SE COMO UMA PESQUISA NARRATIVA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA E TEM COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS A ANÁLISE DOCUMENTAL, COM O OBJETIVO DE COLETAR AS NARRATIVAS ESCRITAS PRESENTES NO PLANO DE CURSO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO E NO REGULAMENTO DOS CURSOS TÉCNICOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFB E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM UMA PROFESSORA DOCENTE NO REFERENTE CURSO. COMO RESULTADO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE OS DOCUMENTOS QUE REGEM A PRÁTICA DOCENTE NA INSTITUIÇÃO SÃO ABRANGENTES QUANTO À CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO, INDICANDO A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, FORMATIVA E SOMATIVA PARA AS APRENDIZAGENS E NÃO HÁ INDICAÇÃO QUANTO À UTILIZAÇÃO DESSAS ABORDAGENS. A PROFESSORA ENTREVISTADA DECLARA QUE SE UTILIZA COM MAIOR FREQUÊNCIA DA AVALIAÇÃO SOMATIVA E AFIRMA QUE HÁ INFLUÊNCIA DA COMUNIDADE E DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE EDUCAÇÃO QUANTO AO OBJETIVO DA AVALIAÇÃO. A AVALIAÇÃO É UM TEMA QUE CARECE DE DISCUSSÕES NOS DOCUMENTOS QUE NORTEIAM O TRABALHO DOS PROFESSORES DO REFERIDO CURSO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.