A PROPOSTA DESTE TRABALHO SE ORIGINOU DAS DISCUSSÕES NO ÂMBITO DA DISCIPLINA AVALIAÇÃO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS NO CONTEXTO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E OBJETIVA INVESTIGAR AS PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DE UMA PROFESSORA EM DOCÊNCIA NO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA, INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA – CAMPUS ESTRUTURAL. TEM COMO REFERENCIAL TEÓRICO, ESPECIALMENTE OS TRABALHOS DE VASCONCELLOS (1993) E LUCKESI (2000). CARACTERIZA-SE COMO UMA PESQUISA NARRATIVA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA E TEM COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS A ANÁLISE DOCUMENTAL, COM O OBJETIVO DE COLETAR AS NARRATIVAS ESCRITAS PRESENTES NO PLANO DE CURSO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO E NO REGULAMENTO DOS CURSOS TÉCNICOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFB E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM UMA PROFESSORA DOCENTE NO REFERENTE CURSO. COMO RESULTADO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE OS DOCUMENTOS QUE REGEM A PRÁTICA DOCENTE NA INSTITUIÇÃO SÃO ABRANGENTES QUANTO À CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO, INDICANDO A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, FORMATIVA E SOMATIVA PARA AS APRENDIZAGENS E NÃO HÁ INDICAÇÃO QUANTO À UTILIZAÇÃO DESSAS ABORDAGENS. A PROFESSORA ENTREVISTADA DECLARA QUE SE UTILIZA COM MAIOR FREQUÊNCIA DA AVALIAÇÃO SOMATIVA E AFIRMA QUE HÁ INFLUÊNCIA DA COMUNIDADE E DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE EDUCAÇÃO QUANTO AO OBJETIVO DA AVALIAÇÃO. A AVALIAÇÃO É UM TEMA QUE CARECE DE DISCUSSÕES NOS DOCUMENTOS QUE NORTEIAM O TRABALHO DOS PROFESSORES DO REFERIDO CURSO.